A desvalorização do dólar a partir do mês de maio de 2015 foi constatada como resultado positivo no comércio exterior, segundo indicou a carta de Conjuntura do setor externo, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade). Em relação a maio deste ano, o superávit alcançou cerca de US$ 190 milhões, mesmo que inferior ao mesmo mês no ano passado, quando o valor foi de US$ 238 milhões.
Agência Brasil
Alta de 10% no volume de exportação com relação ao período de janeiro a maio é registrada
Em relação a abril deste ano, o gás natural em maio de 2016, na questão de valor e volume, sofreu queda de cerca de 27% e 7%, respectivamente. Nas importações também foi registrado queda, o que gerou exportações líquidas positivas para o Estado.
Segundo a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, foi apontada uma alta de 10% no volume de exportação com relação ao período de janeiro a maio do ano passado, em termos de faturamento, e 22,64% no volume exportado.
Com alta de 26,27% em relação ao mesmo período de janeiro a maio de 2015, a soja em grão se destaca, representando 36% do volume total exportado no mês de maio. Já a celulose foi responsável obteve 4% de crescimento, deixando assim o segundo lugar para o milho, com crescimento de 186% com relação ao ano passado.