Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Sábado, 13 de Março de 2021, 17:35 - A | A

Sábado, 13 de Março de 2021, 17h:35 - A | A

Representatividade

Mulheres ampliam seu espaço no agronegócio de MS

Nos últimos anos a participação feminina no agro cresceu 8,3%

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Famasul

Mulheres ampliam seu espaço no agronegócio de MS

Mariana Urt, diretora Técnica do Sistema Famasul

Pesquisa da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), realizada com 300 mulheres que atuam no setor de agronegócio no país, aponta que cerca de 30% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres. Pensando nisso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher homenageou as mulheres que atuam no Agronegócio durante o programa “ #Transformando Vidas" da semana.

 

Diretora Técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt destaca que as mulheres buscam não só adquirir conhecimento, mas principalmente compartilhá-lo. “Há uma busca incessante não somente por conhecimento, mas principalmente por compartilhá-lo junto a seus maridos, filhos e colaboradores”, ressaltou Mariana Urt em seu depoimento ao Transformando Vidas.

 

Conforme estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, nos últimos anos houve um crescimento de 8,3% no número de mulheres trabalhando no agronegócio. Mariana Urt enfatiza que ao longo dos anos  inúmeras mulheres obtiveram sucesso no ramo. “As mulheres vêm ocupando, na agropecuária do estado, um lugar que antes era ocupado somente pelos homens. Porém, elas estão trazendo para os empreendimentos rurais uma sensibilidade, arrojo e força que fazem a diferença. Não somos melhores que os homens, mas podemos complementar o trabalho que eles realizam, muito bem por sinal. Inúmeras mulheres têm obtido muito sucesso liderando e coordenando o trabalho nas propriedades, junto aos seus maridos, filhos e colaboradores”, destacou Urt.

 

Para a diretora da Famasul o aumento da participação feminina no agro pode ser resumida em duas palavras: encontro e oportunidade. “Temos sim um encontro entre a dedicação dessas mulheres e as oportunidades que o setor vem proporcionando. Aquelas que participam de cursos, capacitações, eventos, que buscam Assistência Técnica e Gerencial, estarão preparadas para novos caminhos e mudanças em suas vidas. No Senar, a gente vê as transformações acontecendo no dia a dia, junto a suas famílias, e isso é muito satisfatório para todos nós”, finalizou. 

 

Serviço: 

O Programa Transformando Vidas é exibido toda sexta-feira, por meio do canal de YouTube do Sistema Famasul: https://www.youtube.com/sistemafamasul.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS