Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024



Rural Terça-feira, 10 de Novembro de 2020, 10:42 - A | A

Terça-feira, 10 de Novembro de 2020, 10h:42 - A | A

Bilateral

O volume de açúcar exportado no MS em 2020 cresceu 3,5 vezes

Foram mais de 171 mil toneladas de açúcar exportadas

Laryssa Maier
Capital News

Sistema Famasul

Sistema Famasul

Cana de açúcar

De janeiro a setembro de 2020 Mato Grosso do Sul, ampliou em 3,5 vezes o volume de açúcar exportado no acumulado dos meses, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram mais de 171 mil toneladas de açúcar exportadas entre janeiro e setembro de 2019 e 615,41 mil toneladas em 2020 segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). 

 

Os principais destinos das exportações de açúcar de Mato Grosso do Sul são Argélia (16,68%), Canadá (14,77%) e China (10,07%). Em termos de evolução de janeiro a setembro deste ano, mesmo com o aumento de 1,33% para 2,57%, o resultado aponta para uma queda de posição como exportador de açúcar de quinto para sexto. 

 

De acordo com o secretário da Semagro, Jaime Verruk, o governo local tem feito esforços no sentido de impulsionar a produção de biocombustíveis, que tem como uma das matérias-primas a cana-de-açúcar. Além disso, ele destaca como o setor sucroenergético contribuiu para a geração de emprego e renda em meio à pandemia. 

 

“Um dos pontos principais é que, hoje, temos 21 indústrias do setor sucroenergético que geram mais de dez mil empregos. Esse setor vinha, há alguns anos, com margem negativa, restrita, e isso acabou com uma série de empresas em recuperação judicial. Mas nos últimos dois anos, a gente sente uma recuperação de margem, principalmente oriunda do açúcar. Tivemos um incremento na exportação de praticamente cinco vezes o que já vínhamos exportando, exatamente por causa da demanda internacional”, afirma Verruk. 

 

Segundo assessoria, a taxa de câmbio favorável, segundo o secretário, também favoreceu esse cenário. “Muitas usinas que tinham também essa possibilidade de, além do etanol e do anidro, produzir açúcar. Daí a expansão significativa”, observa. 

 

Álbum de fotos

Sistema Famasul

Atualmente, segundo números do IBGE

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS