Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 02 de Agosto de 2021, 16:39 - A | A

Segunda-feira, 02 de Agosto de 2021, 16h:39 - A | A

Agronegocio

Plano de desenvolvimento sustentável fomenta setor rural em MS

Iniciativa visa ampliar cenários segmento no Estado

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMCG

Plano de desenvolvimento sustentável fomenta setor rural em MS

Reunião do CMDRS

Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), está elaborando um Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS), com intuito de levantar dados atualizados relacionados ao setor rural em Mato Grosso do Sul.

 

Conforme a administração municipal, a pesquisa já está em andamento, coordenada pelos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), órgão colegiado que atua em conjunto com a Sidagro. A previsão é que os primeiros resultados sejam divulgados na próxima terça-feira (3), em decorrência da pandemia da Covid-19, a reunião será on-line.O CMDRS é composto por 21 instituições, dentre elas, 11 órgãos públicos e 10 órgãos privados.

 

Entre os temas que serão abordados no estudo, para ações de desenvolvimento rural estão a melhoria das condições de renda, trabalho e vida das populações rurais, redução das desigualdades econômicas e sociais no campo e a preservação do patrimônio ambiental existente para as novas gerações. De acordo com a Sidagro, o Plano prevê o diagnóstico dos dados inexistentes e identificação da realidade que será modificada, visto que diferente da área urbana, a rural não possui estudos e planejamentos atualizados.

 

Superintendente do Agronegócio na Sidagro, João Duarte ressalta que o setor rural apresenta uma carência de informações. “Estamos trabalhando em conjunto e todas as 21 instituições que fazem parte do CMDRS estão contribuindo, e assim vão fiscalizar nossas ações, nos orientando no sentido de buscar novos projetos, fazendo prospecção de cenários futuros para que ao longo das nossas atividades possamos atender realmente aquilo que é mais necessário”, explicou via assessoria.

 

Presidente do CMDRS, Ivo Bussato destaca importância do estudo, viabilizar ações efetivas em toda área rural do município. “Por meio de pesquisas e levantamentos junto a um grupo qualificado e plural, com atividades voltadas para análises e projeções futuras, o Plano de Desenvolvimento Rural vai permitir a construção de cenários e prognósticos para identificar e organizar ações, projetos e políticas públicas”, ressaltou.

 

Por meio da Sidagro cerca de 24 comunidades são atendidas e recebem apoio e fomento a cadeias produtivas. Também são promovidas ações de treinamentos, acompanhamento das atividades rurais, cedência de patrulhas agrícolas e auxílio à comercialização de produtos com a compra de produtos agrícolas através de verba do PAA, além da promoção de projetos como Renda no Pasto e Dinâmica da Mandioca.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS