Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017, 08:29 - A | A

Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017, 08h:29 - A | A

PAXIXI

Regularização de terras é tema de reunião em MS

Agraer e prefeitura de Aquidauana debateram sobre o loteamento de área rural e urbana criado em 1972

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Néia Maceno

Regularização de terras da Paxixi é tema de reunião

A Agraer pretende junto a Prefeitura regularizar a situação das terrass

A colônia de Paxixi, 18 km do município de Aquidauana,  foi o assunto norteador da reunião entre a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Prefeitura, na tarde desta terça-feira (28). A área sob a responsabilidade da comarca aquidauanense está inserida no distrito de Camisão.

 

Segundo o setor de regularização e cartografia da Agraer, o Paxixi foi criada na época do antigo estado de Mato Grosso, em 1972. Atualmente, alguns terrenos mudaram de proprietários, outros foram desmembrados em áreas menores, causando divergências nas dimensões territoriais registradas em cartório. A região também possui habitantes com algum tipo de pendência em documentos.

 

O Paxixi foi loteado em área rural e urbana. A estimativa de toda a extensão territorial do local é de 2.429 hectares, o que inclui 172 lotes rurais, uma área urbana considerável e o Centro de Educação Rural de Aquidauana (Cera).  “Paxixi é uma área muito extensa que engloba a sede do distrito de Camisão e muitas propriedades rurais. No passado, a área já foi do Estado, contudo, foi doada há muito tempo, mas nunca regularizada de fato, ou seja, o que a Agraer pretende é junto com a Prefeitura regularizar a situação dessas terras”, detalhou o diretor-presidente da Agência, André Nogueira.

 

A Agraer apresentou durante a reunião um primeiro relatório já feito pelo setor de regularização e cartografia. “Ficou acertado com a prefeitura de Aquidauana que, a partir de 11 de dezembro, nós vamos fazer o diagnóstico da região de Paxixi. Vamos identificar todos os ocupantes, pegar em cartório todos os documentos e a Agraer vai fazer um estudo para identificar o que precisa ser feito em cada uma das propriedades. Um trabalho todo feito em parceria com Prefeitura”, garantiu o diretor-presidente.

 

Também participaram da reunião o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro; o secretário de Produção e Meio Ambiente e de Planejamento, Ronaldo  ngelo de Almeida; a coordenadora regional da Agraer de Anastácio, Vera Lúcia Golze; o chefe  do setor de Agrimensura e Assentamento da Agência, Flávio Lúcio Pereira; o gerente da GDA/Agraer, Araquem Midon; a coordenadora municipal da Agraer de Aquidauana, Simone Correa; e o gerente de Produção, Roberto Valadares.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS