Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024


Rural Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022, 16:08 - A | A

Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022, 16h:08 - A | A

Inocência

Reunião discutiu demandas para chegada da fábrica de celulose Arauco em Inocência

Grupo chileno vai construir quinta fábrica de celulose de MS

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/Fiems

Reunião discutiu demandas para chegada da fábrica de celulose Arauco em Inocência

Fiems, Arauco e Prefeitura discutem demandas de qualificação e capacitação de trabalhadores

Após o anúncio da chega do investimento da empresa chilena Arauco no Mato Grosso do Sul, iniciaram as tratativas para iniciar os trabalhos no munícipio de Inocência. 

 

Estiveram reunidos os representantes do Sistema Fiems com o diretor de desenvolvimento e novos negócios da empresa chilena Arauco, Mário Neto, e o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, nesta quarta-feira (24/08), em Campo Grande. Na pauta, as discussões giraram em torno das demandas de capacitação de trabalhadores e oferta de serviços no local e na região.

O grupo chileno deve investir até R$ 15 bilhões para a construção de uma fábrica de celulose em Inocência. O empreendimento deve contar com 12 mil trabalhadores no pico da obra e tem previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2028. Diante dessa perspectiva de transformação econômica e social, a empresa e o município iniciaram diálogos com parceiros para colaborar com a elaboração do plano de capacitação das pessoas e das empresas para fazer frente às demandas do projeto.

Por parte da Fiems, estiveram presentes o chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, representando o presidente Sérgio Longen; o superintende regional do Sesi, Régis Borges; o superintendente do IEL, Sílvio Marães; e o gerente de educação do Senai, Rogaciano Adão Canhete Júnior
.
Durante a reunião, os gestores do Sistema Fiems conheceram a política de relacionamento e proximidade da Arauco com as comunidades onde está presente e também apresentaram um panorama geral sobre a atuação da Fiems junto ao setor industrial sul-mato-grossense.

Segundo Robson Del Casale, o próximo passo será apresentar detalhadamente os serviços que a Fiems pode oferecer com base nas necessidades do município e da Arauco. “Esse é um projeto grandioso, algo que muda a realidade da região e do Estado. A ideia do Sistema Fiems é que a gente possa oferecer tudo o que existe de melhor em qualificação profissional, educação, saúde e segurança do trabalho. Assim, estaremos colaborando com essa mudança de perspectiva econômica e social do município”, afirmou via assessoria.

Mário Neto conta que a Arauco está empenhada em compreender a cultura local e garantir que a comunidade possa fazer parte do Projeto Sucuriú. “Queremos ser parte de Inocência, por isso, buscamos conhecer as potencialidades da região e da comunidade local. Com a instalação de nossa fábrica no município, oportunidades de emprego e renda surgirão. Queremos garantir que a população de Inocência esteja preparada para isso, e a capacitação profissional é uma etapa fundamental. Hoje demos um primeiro, e importante, passo nessa direção.”, explica o executivo.

O prefeito de Inocência destacou a importância de se planejar com antecedência para que o município possa atender as demandas que surgirem a partir da implantação da fábrica da Arauco.

"Esse trabalho em conjunto entre Sistema S, Arauco, município e Governo do Estado, facilitará para nós, já que temos bastante tempo para nos prepararmos diante dessa grande demanda. Tenho certeza de que, juntos com o Sistema S, vamos ter uma condição muito melhor de atender as necessidades da nossa população durante o período de construção da fábrica", disse Antônio Garcia.

Divulgação

Grupo chileno vai construir quinta fábrica de celulose de MS

Sede da empresa Arauco Celulose no Chile, chegando em Inocência no Mato Grosso do Sul

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS