Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Saúde Sábado, 27 de Abril de 2019, 08:36 - A | A

Sábado, 27 de Abril de 2019, 08h:36 - A | A

Autorização para transplantar

Cassems é credenciada para realizar transplante de coração na Capital

Hospital é considerado apto pelo Ministério da Saúde

Flavia Andrade
Capital News

AssCom Hospitais Cassems

Hospital Cassems CG realiza sua segunda captação de órgãos

Hospital é considerado apto pelo Ministério da Saúde

 Nesta semana, o Hospital da Cassems de Campo Grande foi considerado apto pelo Ministério da Saúde, para realização de transplantes de coração. Publicada na edição 79 do Diário Oficial da União na última quinta-feira (25), a Portaria nº 509, de 17 de abril de 2019, autorizando esse tipo de procedimento. A unidade hospitalar foi a única contemplada com a liberação para transplantes cardíacos e a equipe terá como responsável técnico o cirurgião cardiovascular Carlos Barbosa.

 

A equipe que atuará no Hospital da Cassems é composta ainda pelos médicos cardiologistas Carolina Figueiroa de Brito e Mauro Rogério de Barros Wanderley júnior, pelo cirurgião torácico Diogo Gomes Augusto e pelos anestesiologistas Lilian Queiroz de Paula Lorentz e Rafael Nascimento. Segundo o cirurgião cardiovascular Carlos Barbosa, desde 2013, Campo Grande não realiza um transplante de coração e com “o credenciamento do Hospital Cassems será possível iniciar uma nova fase no intuito de salvar vidas e contribuir para a redução da fila de espera por um coração”.

 

Há cerca de um ano, o hospital deu entrada ao processo para o credenciamento como unidade transplantadora e iniciou com a captação de órgãos. Em seguida o Governo do Estado concedeu autorização para transplantar. Em parceria com o Incor (Instituto do Coração) foram realizadas aulas semanais para detalhar os processos relacionados ao transplante cardíaco. 

 

De acordo com a médica Priscilla Alexandrino, diretora técnica do Hospital da Cassems de Campo Grande, “Estamos há 18 meses em contato com o Incor, com aulas semanais para a equipe que coordenará este processo. Nós fizemos um grande levantamento de documentação e de reestruturação para podermos ser habilitados para esse serviço e para nós é motivo de muito orgulho reativar este importante serviço em nosso estado”, destaca.

 

Segundo o diretor clínico do HCCG, o médico Marcos Bonilha, “ o credenciamento para transplante de coração é mais uma conquista importante para o Hospital que vem superando várias barreiras na busca por excelência e qualidade em seu atendimento", considera.

 

Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, disse que estar habilitado para um dos mais grandiosos atos da medicina, que é o transplante cardíaco, mostra que o Hospital está no caminho certo rumo a excelência do atendimento em saúde. “Nosso hospital é jovem, vamos completar 3 anos de vida, mas temos uma equipe dedicada, capacitada e a estrutura física necessária para reativar essa área de transplantes em MS”, concluiu.

Divulgação/Assessoria

Hospital da Cassems será inaugurado em Campo Grande

Hospital da Cassems em Campo Grande - Mato Grosso do Sul

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS