Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 27 de Julho de 2020, 15:27 - A | A

Segunda-feira, 27 de Julho de 2020, 15h:27 - A | A

SAÚDE

Conheça os cantos de sua casa que podem ser aliados dos vírus e bactérias

Da Redação

Photo by Viktor Forgacs on Unsplash

Conheça os cantos de sua casa que podem ser aliados dos vírus e bactérias

A pandemia da Covid-19 fez com que toda a população mundial ficasse atenta a seres invisíveis, mas muito perigosos: os vírus e bactérias. Existem vários lugares dentro de nossa casa que são perfeitos para a proliferação deles, o que explica a enorme necessidade de higienização dos ambientes.


Além da Covid-19, os vírus e bactérias são responsáveis por diversas outras doenças, como a tuberculose, a prostatite, a gripe e a coqueluche. Veja em quais cantos e objetos eles se escondem para redobrar os cuidados na hora de limpar sua casa:


Tapetes
Os tapetes são lugares perfeitos para vírus e bactérias. O tecido ajuda na acumulação deles, e o fato de servir para limpar o pé torna este objeto perigosíssimo. Além disso, são itens muito difíceis de limpar. Por todos esses motivos, muita gente já especula que a pandemia do coronavírus marcará o fim dos tapetes em nossas casas, mais uma mudança cotidiana causada pela Covid-19.


Panos da cozinha e esponjas
A esponja e os panos da cozinha não são tão perigosos em relação aos vírus. No entanto, são locais perfeitos para a proliferação de germes e bactérias, já que ficam acumulando umidade e não são higienizados ou trocados com tanta frequência.


Geladeira
Assim como as esponjas, a geladeira também é um ambiente úmido, facilitando a vida das bactérias. Além disso, ela possui muitos espaços extremamente difíceis de limpar, como as borrachinhas e os vãos entre as divisões. Por estes motivos, é muito comum encontrar pequenos focos de mofo na geladeira, aumentando a importância da higienização regular.


Colchão e travesseiros
Todos nós passamos muito tempo dormindo, o que faz com que o nosso suor deixe o colchão e o travesseiro úmidos. Além disso, são ambientes quentes, o que facilita a vida dos germes. É bem mais fácil resolver este problema com os travesseiros, que podem ser colocados máquina de lavar. Mas, nunca ignore a sujeira do seu colchão: faça higienizações profundas regularmente, ou, caso não haja salvação, troque por um colchão novo, pois ele pode se tornar um ambiente extremamente perigoso.


Tábua de carne
Quando cortamos carne na tábua, é muito comum que pedacinhos fiquem acumulados nos cortes feitos pela faca. Isso tudo é extremamente propício para os microrganismos perigosos, podendo causar graves casos de intoxicação alimentar. Por isso, é fundamental desinfetar a tábua com frequência.


Banheiro
Em se tratando de germes, a privada é reconhecidamente um dos locais mais perigosos da casa. Existem estudos que afirmam que cada centímetro quadrado do vaso abriga cerca de 480 mil bactérias. Porém, também é preciso tomar muito cuidado com outras partes do banheiro, principalmente o ralo da pia, que acumula muitas bactérias por causa da umidade, e com o chão. Lembre-se: uma simples limpeza para deixá-lo perfumado não adianta nada. É preciso desinfetar tudo com cuidado e atenção.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS