Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 29 de Agosto de 2022, 17:43 - A | A

Segunda-feira, 29 de Agosto de 2022, 17h:43 - A | A

Procedimento médico

Hospital Cassems realiza 1º transplante de medula óssea realizado em Mato Grosso do Sul

Equipe médica que realizaram o 1º transplante de medula óssea do MS

Da Redação
Capital News

Divulgação/Cassems

Hospital Cassems realiza com sucesso 1º transplante de medula óssea realizado em Mato Grosso do Sul

Equipe médica que realizaram o 1º transplante de medula óssea do MS

Os médicos do Hospital Cassems de Campo Grande fizeram história por realizarem com sucesso o primeiro transplante de medula óssea em Mato Grosso do Sul.

A equipe médica multidisciplinar da Cassems da Capital, comemoraram o procedimento médico de alta complexidade realizado no último dia 10 de agosto, e divulgado esta semana.

A grande notícia foi confirmada pela médica hematologista e responsável técnica pelo transplante de medula óssea no Hospital Cassems de Campo Grande, Soraia Romanini. “Depois de nós termos confirmado no início desta semana a ‘pega’ da medula óssea, hoje nós pudemos dar a notícia de que o paciente está de alta hospitalar. E nós estamos muito felizes por ele ter completado essa primeira etapa tão importante do transplante”, frisa via assessoria.

Segundo a médica hematologista, o primeiro paciente que recebeu o transplante de medula óssea aqui no Estado seguirá agora com o tratamento em casa e realizando o acompanhamento ambulatorial. “Ele vai aos poucos retomando a rotina”, destaca Romanini.

O paciente
A hematologista explica, ainda, que o primeiro paciente a receber o transplante de medula óssea foi diagnosticado com mieloma múltiplo e está em tratamento oncológico desde 2020. “Esse paciente foi diagnosticado com mieloma múltiplo, uma doença muito difícil de ser controlada com a quimioterapia convencional. E desde que recebeu o diagnóstico já tinha a indicação do transplante”, ressalta a médica.

O transplante
O primeiro transplante de medula óssea realizado em Mato Grosso do Sul ocorreu 18 meses após a apresentação do projeto da Cassems para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em janeiro de 2021. Em julho deste ano, a unidade hospitalar recebeu autorização do Ministério da Saúde (MS) para realizar o procedimento. Com isso, Mato Grosso do Sul passa a ser o 11º estado do Brasil autorizado a fazer o transplante de medula óssea.

“Graças ao empenho da nossa equipe do Hospital Cassems de Campo Grande, realizamos hoje o primeiro transplante de medula óssea de Mato Grosso do Sul. Esta é uma vitória que tem a assinatura de todos os servidores públicos do nosso estado”, comemora o presidente da Cassems, Ricardo Ayache.

Serviço: O procedimento médico de alta complexidade realizado no Hospital Cassems de Campo Grande é voltado para beneficiários da Caixa dos Servidores e para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. É do tipo autólogo, procedimento que pode ser utilizado como tratamento para alguns tipos de câncer. E nesse tipo de transplante, as células-tronco do próprio paciente são coletadas e utilizadas para a recuperação após a quimioterapia e/ou radiação.

Anderson Ramos / Arquivo Capital News

Ricardo Ayache

Presidente da Cassems, Ricardo Ayache feliz com o resultado do 1º transplante de medula óssea do MS

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS