Campo Grande/MS, Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Saúde
Quinta-Feira, 14 de Maio de 2020, 08h:37
Tamanho do texto A - A+

Indígenas de Mato Grosso do Sul tem primeiro caso da Covid-19 confirmado

Mulher de 35 anos foi testada positivo e está em isolamento domiciliar

Rogério Vidmantas
Capital News

Hédio Frazan/Dourados News

Aldeia Dourados

Caso confirmado da Covid-19 acende alerta em aldeias de Dourados

O primeiro caso de contágio pelo novo coronavírus em uma aldeia de Mato Grosso do Sul foi confirmado nesta quarta-feira (13). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), uma indígena de 35 anos residente em uma das aldeias de Dourados, mas sem especificar se é na Bororó ou na Jaguapiru. A nova paciente apresenta quadro estável e está em isolamento domiciliar.

 

De acordo com as informações da SES, a paciente trabalha em um frigorífico do grupo JBS. Assim que souberam do resultado do exame, a diretoria da empresa acionou, de imediato, o plano de contingência interno da empresa.

 

A SES, a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) e a JBS estão fazendo o levantamento com as informações de todas as pessoas que tiveram contato com o caso confirmado. Essa rede de contato está sendo avaliada para rastreio e intervenção, tanto da aldeia, como fora dela e fará exames para a Covid-19.

 

O caso traz preocupação considerando que Dourados possui a maior população deste grupo do Estado, totalizando 17,3 mil indígenas. A partir deste primeiro caso registrado, o plano de ação da saúde indígena passa para a segunda etapa na qual será feita ampla testagem na população indígena.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix