Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 27 de Maio de 2019, 10:06 - A | A

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019, 10h:06 - A | A

últimos dias

Sesau alerta para fim da vacinação contra a gripe na próxima sexta

Segundo a secretaria, faltam 78 mil pessoas para se imunizar

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PMCG

Sesau alerta para fim da vacinação contra a gripe na próxima sexta

Segundo a secretaria, faltam 78 mil pessoas para se imunizar

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) alerta a população para a última semana da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), que termina na próxima sexta-feira (31), as pessoas que fazem parte do grupo de risco podem receber a dose em uma das 68 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) que funcionam de segunda a sexta-feira. 

 

A expectativa da secretaria é imunizar cerca de 78 mil pessoas do público prioritário e não há indicação de prorrogação da mobilização pelo Ministério da Saúde.

 

De acordo com o Boletim de Vacinação divulgado na última sexta-feira (24) pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SCS), foram vacinadas cerca de 151 mil pessoas entre os dias 10 de abril e 22 de maio e a meta é vacinar 90% do público alvo estimado em pouco mais de 229 mil pessoas. A quantidade pessoas imunizadas representa 65,87%.

 

A população deve estar atenta aos horário de funcionamento das salas, as quais ficam abertas conforme o horário estabelecido para cada local e podem receber a dose da vacina idosos com 60 anos ou mais de idade; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e, os professores de escolas públicas e particulares; as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; e, os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, bom como os funcionários do sistema prisional serão imunizados em esquema programado pela Sesau.

 

Os públicos do grupo prioritário devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha), para que tenham direito a vacinação.

 

Os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; os indígenas: cadastro na SESAI; e os os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas: documentos comprobatórios que informe a condição de policial civil ou militar. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não irá disponibilizar doses extras.

 

As informações da Campanha são disponibilizadas pela Sesau em um site específico disponível em www.campogrande.ms.gov.br/sesau e clicar em “Camp.Gripe” na barra de menus. Neste endereço, estão todas as informações sobre quem deve se vacinar, locais de vacinação e documentos que devem ser apresentados.

 

A Sesau destaca ainda que, a gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS