No século XXI, a internet se estabeleceu como uma ferramenta importante para a rotina de bilhões de pessoas, tanto para fins profissionais, como também em termos de lazer. Disponível tanto no computador como também em smartphones, tablets, relógios inteligentes e vários outros dispositivos, a internet continua se tornando cada vez mais indispensável no mundo moderno.
Desde 2006, existe inclusive o Dia Mundial da Internet, celebrado em 17 de maio, de acordo com uma definição da Organização das Nações Unidas (ONU). Abaixo, confira mais detalhes sobre as origens da internet e como a mesma se tornou o que conhecemos hoje.
Como surgiu a internet?
Nos anos 50, o mundo vivenciava a Guerra Fria, um período de hostilidade entre os Estados Unidos e a União Soviética, o qual englobava questões políticas, econômicas, militares e até mesmo tecnológicas. Nessa época, os meios de comunicação mais utilizados eram o telefone e o telégrafo, e os computadores existentes não passavam de máquinas enormes capazes de fazer cálculos e arquivar dados.
Em meio a esse cenário, os Estados Unidos temiam que suas informações sigilosas fossem vigiadas pela União Soviética, o que motivou o interesse em encontrar maneiras mais seguras e eficazes de proteger essas informações.
Foi por essa razão que professores e pesquisadores de quatro universidades dos Estados Unidos começaram a trabalhar em conjunto para criar uma rede de comunicação entre os computadores da época, dando origem em 1969 à ARPAnet, tecnologia precursora da internet que temos hoje.
Introdução do “www”
Na década de 90, com o fim da Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos encerrou a ARPAnet e a substituiu por uma nova rede de comunicação mais avançada, chamada NSFNET. Contudo, a ação mais importante para a popularização da internet ocorreu com a criação da World Wide Web, mais conhecida como “www”.
Criada pelos engenheiros europeus Tim Berners-Lee e Robert Cailliau, a World Wide Web permitiu o surgimento dos navegadores e dos sites, o que ampliou a acessibilidade da internet.
Aos poucos, a partir da segunda metade dos anos 90, a internet começou a alcançar um número crescente de pessoas. Paralelamente, o número de sites também aumentou, e os usuários ganharam a chance de realizar diversas atividades online, como ler notícias, trocar mensagens com os amigos e jogar cassino online no Brasil e em várias partes do mundo.
A quarta revolução industrial
Atualmente, ao considerar o impacto da internet para a sociedade contemporânea, os historiadores classificam o seu surgimento como a quarta revolução industrial, responsável por dar início a Era da Informação.
Em um curto intervalo de aproximadamente duas décadas, a internet se firmou como uma das maiores invenções da humanidade. De acordo com estatísticas divulgadas pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), o número de pessoas que acessam a internet regularmente já alcança cerca de 5,4 bilhões, o que corresponde a 70% da população global. Para os próximos anos, a estimativa é de que esse número continue crescendo e se aproxime ainda mais de 100%.