Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Tecnologia Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 12:01 - A | A

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 12h:01 - A | A

Novidade

Huawei lança seu novo a sem suporte para aplicativos do Google

Novos aplicativos foram criados para os usuários

Da Redação
Capital News

Lançado no mês passado, o Mate 30, novo smartphone da gigante chinesa Huawei, não possui os aplicativos YouTube, Google Maps e Gmail. Não fosse suficiente, a loja de aplicativos do Google também não está presente, que é a forma pela qual usuários fora da China conseguem instalar aplicativos em dispositivos Android. Isso ocorre por causa da crise entre a fabricante e o governo dos Estados Unidos.

Divulgação

Huawei lança seu novo a sem suporte para aplicativos do Google

Lançado o novo smartphone Mate30

Buscando uma solução, a Huawei desenvolveu novos aplicativos para substituir a necessidade de envolvimento com a gigante americana. Ou seja, para instalar os aplicativos, os usuários deverão recorrer à própria loja de apps da empresa, chamada Huawei App Gallery. Apesar de a empresa deixar claro que há possibilidade de carregar aplicativos do Google no dispositivo, isso não seria fácil nem prático. E para piorar, os apps da Google podem não funcionar tão bem quanto seria, caso não houvesse a restrição. A notícia só foi entregue após cerca de 90 minutos do evento que aconteceu em Munique, na Alemanha, no último dia 19/09.

A Huawei atualmente possui a segunda marca de smartphones mais vendida no mundo, ficando atrás apenas da Samsung. A guerra entre as potências mundiais Estados Unidos e China fez com que o chefe de dispositivos de consumo da Huawei, Richard Yu, anunciasse que “por causa da proibição nos EUA, o Mate 30 não pode pré-instalar o núcleo do GMS (Google Mobile Services), forçando-nos a usar o núcleo HMS (Huawei Mobile Services).

 

As novidades superam a inconveniência?

De acordo com Yu, os novos smartphones serão capazes de baixar conteúdo 50% mais rapidamente do que o Galaxy Note 10+ 5G, e 25 vezes mais rápido do que dispositivos que usam 4G. Isso porque a aposta é na segunda geração de internet 5G, o que permitirá ao usuário um consumo de dados bem mais eficiente, permitindo que até mesmo pesados jogos de apostas, como os da famosa NetBet Brazil, tornem-se fluídos e proporcionem uma experiência realística em tempo real.

Divulgação

Huawei lança seu novo a sem suporte para aplicativos do Google

Mate 30 não terá compatibilidade com aplicativos do Google

Ademais, o modelo Pro do Mate 30 inclui 4 câmeras, uma a mais que a última versão Pro do iPhone anunciada recentemente pela Apple. Entre outras características, o Mate 30 possui uma câmera de 40 megapixels (MP) com sensores tecnológicos, uma câmera de 8 MP com zoom óptico 3x, uma câmera de cinema de 40 MP dedicada a vídeos e a última câmera com detecção de profundidade 3D capaz de fornecer dados que podem ser usados para aplicar um efeito de desfoque mais realista a fotos e vídeos.

Bom para quem está na China

É importante notar que os aplicativos da gigante americana são essenciais para todos os usuários de smartphones no mundo, em diferentes níveis. Alguns usam poucos, outros dependem de diversos aplicativos do Google. Para os analistas, essa vai ser uma decisão difícil. Nas palavras de Carolina Milanesi, analista da Creative Strategies, “sem dúvida, a Huawei incluiu muitos recursos no Mate 30 e Mate 30 Pro e seu desempenho parece impressionante”. No entanto, ela acrescenta: “quantos compradores do exterior irão superar a falta de serviços do Google?”.

Mas para os brasileiros que quiserem aproveitar a tecnologia chinesa e adquirir o Huawei Mate 30 Pro, isso só poderá ser feito por quem estiver em viagem pelo exterior pois o smartphone não tem previsão de lançamento no Brasil. No mercado internacional, o smartphone chinês chega com preço sugerido a partir de 799 euros, ou cerca de R$ 3.560 pela cotação de hoje.

Ficha técnica do Huawei Mate 30 Pro

 

•    Tamanho da tela: 6,56 polegadas
•    Resolução da tela: Full HD+ (2400 x 1176 pixels)
•    Câmera principal: quadrupla, 40 MP, 40 MP, 8 MP e 3D
•    Câmera frontal (selfie): 32 megapixels
•    Sistema: Android 10 (EMUI 10)
•    Processador: Kirin 990 (octa-core de até 2,1 GHz)
•    Memória RAM: 8 GB
•    Armazenamento (memória interna): 256 GB
•    Cartão de memória: sim, de até 256 GB
•    Capacidade da bateria: 4.500 mAh
•    Cores: roxo, prateado, verde e preto

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS