Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Tecnologia Sábado, 13 de Agosto de 2022, 15:23 - A | A

Sábado, 13 de Agosto de 2022, 15h:23 - A | A

Coluna Tecnologia

Na pandemia, dogfluencers impulsionam as redes sociais

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Restrições sanitárias do Covid-19 promovem aumento de curtidas nas redes sociais de pet

iStock

ColunaTecnologia

Ao longo da pandemia, um novo nicho de conteúdo se estabeleceu e ganhou mais adeptos nas redes sociais: os chamados dogfluencers. Inspirados nos influenciadores digitais, com grande número de seguidores em seus canais online e de curtidas em cada publicação exibindo o pet, eles trazem informações e entretenimento ao público do outro lado dos smartphones.

 

Com as restrições sanitárias, em razão da pandemia do Covid-19, que promoveram a passagem das atividades que, outrora, eram praticadas em ambientes externos, para a casa das pessoas, houve também uma mudança nos hábitos dos brasileiros. Assim, a população passou a ficar mais horas online, visto que as horas com deslocamentos foram substituídas.


Dados da pesquisa TIC Domicílios 2020, lançada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), mostraram que cerca de 81% da população brasileira acima de 10 anos de idade passou a utilizar mais ativamente a internet na pandemia para realizar suas atividades.

 

Como em uma fórmula matemática: isolamento social proposto pela pandemia, somado ao aumento do uso das redes sociais, acrescido da convivência doméstica com pets, resultou em muitas postagens dos tutores interessantes e engraçadas desta convivência.


As redes sociais se impactaram com esses novos influenciadores, tanto que a vida profissional de muitos tutores foi transformada; tornaram-se empreendedores de sucesso,  com novas ofertas de emprego para formar equipes de trabalho digital e dinamizar suas plataformas.

Qual o papel dos tutores de dogfluencers?
Os tutores de dogfluencers têm como meta direcionar seus seguidores a terem responsabilidade com os pets, como saúde, alimentação, brincadeiras e passeios.

 

Ressaltam a necessidade das consultas periódicas e da vacinação, sugerem a periodicidade de banho, tosa e higienização, e os melhores brinquedos para cada animalzinho.

 

Divulgam a importância da adoção responsável e campanhas solidárias para ajudar ONGs (Organização Não Governamental) na compra de alimentos, medicamentos e produtos necessários para os animais, como resgate de animais em situação de abandono ou violência.

 

Indicam os cuidados necessários para manutenção do ambiente onde os pets vivem, como espaço ideal, objetos que agradam o animalzinho e cuidados com a segurança.

 

Publicam nas redes sociais animais desaparecidos, para que o resgate seja o mais rápido possível, sem prejuízo na saúde do mesmo.

Enfim, mostram que pet é muito importante na vida das pessoas, é companhia, distração, alegria. E ter consciência que suas necessidades são como de todo ser vivo, com tempo de vida menor que das pessoas, por isso necessita de cuidados de um profissional formado na faculdade de medicina veterinária, para acompanhar a saúde e o bem-estar do amiguinho.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS