Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Janeiro de 2025


Economia Quinta-feira, 14 de Maio de 2009, 10:55 - A | A

Quinta-feira, 14 de Maio de 2009, 10h:55 - A | A

Quase 40% dos consumidores da Caixa estão insatisfeitos, diz ABMH

Gisele Mendes - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O sonho da casa própria é um fator que vem despertando cada vez mais o desejo nos consumidores. Atualmente é comum que famílias com baixa renda optem em financiar seu imóvel através de programas elaborados pela Caixa Econômica Federal, mas o que muitas pessoas não costumam observar são quais os juros impostos a cada financiamento e os possíveis prejuízos que podem adquirir caso venham atrasar as parcelas.

Para isso, representantes da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) em Campo Grande elaboraram um projeto de consciência do consumidor. O plano visa orientar as pessoas que pretendem financiar sua casa própria.  As estratégias utilizadas vão de encontro com as dúvidas de cada consumidor e segundo um dos representantes da Associação, José Carlos Teixeira, as mais frequentes são em relação aos juros cobrados.

Em entrevista concedida ao Capital News, José Carlos afirma que o problema apresentado pelos clientes da Caixa Econômica Federal é em relação às casas que são financiadas e quando o consumidor vai até o imóvel ele simplesmente ainda está ocupado por clientes inadimplentes.

“Os clientes costumam dizer que não foram comunicados sobre o despejo legal e por isso acabam permanecendo na casa e discutindo o dano em juízo. Aproximadamente 40% de clientes Caixa estão discutindo este problema judicialmente, o cliente que financia o imóvel ainda ocupado alega não ter sido comunicado e quer imediatamente a casa. O cliente que ainda está na casa alega que também não foi comunicado e acaba entrando com um processo de danos morais contra a Caixa”, explica.

Para que isso não ocorra José Carlos orienta os consumidores a não assinar qualquer contrato antes de entendê-lo bem. É viável que cada cliente faça uma simulação do contrato e apresente a um profissional da área antes de fechar o negócio.

“Muitas pessoas acabam assinando tudo sem pelos menos ler o contrato e a Caixa visa o que é melhor para ela. Existem clientes que até procuram passar a renda de outra pessoa para que o financiamento seja de um valor maior, mas o que eles precisam é ter a consciência de que eles vão pagar e não os donos de rendas mais altas. Mais vale uma triste verdade do que uma alegre mentira”, completa.

Um novo projeto lançado pelo Governo Federal que está estimulando as pessoas a possuírem a casa própria é o "Minha casa Minha Vida". José Carlos afirma que 80% do projeto é financiado pela Caixa Federal. “Por isso estamos realizando palestras nos condomínios e passando a mensagem de alerta através da imprensa para que antes de financiar o cliente esteja consciente de tudo que esta no contrato”, finaliza.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS