O espanhol Fernando Alonso, da Renault, conquistou a pole position para o GP da Hungria de F-1, neste sábado, superando a dupla da Red Bull, formada por Sebastian Vettel e Mark Webber, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Alonso fez 1min21s569, contra 1min21s607 de Vettel e 1min21s741 de Webber.
O treino, no entanto, foi marcado pelo forte acidente de Felipe Massa na segunda parte da classificação. Ele foi reto em uma curva, sem virar o volante, aparentemente inconsciente, e bateu na barreira de pneus. Pouco antes de perder o controle do carro, Massa foi atingido na cabeça por um objeto na pista, que se soltou do carro de Rubens Barrichello.
Segundo Barrichello informou à rádio Jovem Pan, o piloto está bem, após ter sofrido um corte na cabeça. "Ele estava bem, falando, mas falava muito e então o sedaram para acalmá-lo", disse o brasileiro da Brawn. Depois de ter sido atendido no centro médico de Hungaroring, Massa foi encaminhado ao hospital.
Antes do acidente, Massa conseguiu fazer um tempo para se classificar para a última parte do treino, mas como não chegou a participar, largará da décima colocação, caso tenha condições de correr amanhã.
Os outros brasileiros não conseguiram chegar à parte final. Nelsinho Piquet, em situação difícil na Renault e que completou 24 anos neste sábado, ficou na 15ª colocação (1min21s389). Rubens Barrichello, da Brawn, foi o 13º (1min21s222).
Na disputa pelo topo da tabela, o líder da classificação, Jenson Button, sairá da oitava posição (1min22s511), longe da dupla da Red Bull, que pode diminuir ainda mais a vantagem do piloto inglês, que tem 68 pontos, contra 47 de Vettel e 45,5 de Webber. Barrichello, quarto colocado, tem 44 pontos.
Lewis Hamilton surpreendeu e colocou a McLaren-Mercedes na quarta posição (1min21s839), seguido por Nico Rosberg (1min21s890), da Williams, Heikki Kovalainen (1min22s095), também da McLaren, e Kimi Raikkonen (1min22s468), da Ferrari.
Já o jovem espanhol Jaime Alguersuari, de apenas 19 anos, largará da última colocação com sua Toro Rosso-Ferrari (1min22s359). Se largar neste domingo, ele irá se tornar o piloto mais jovem a participar de um GP da principal categoria de automobilismo.
Confusão
No final do treino, a cronometragem oficial da F-1 sofreu uma pane, e os pilotos ficaram durante algum tempo sem saber quem havia sido o pole position --Alonso foi até perguntar para Webber e Button para saber quais tinham sido suas marcas. A indefinição durou aproximadamente dez minutos, até a pole de Alonso ser confirmada. (Com informações da Folha Online)
Veja também: