Representantes da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), Agência Municipal de Trânsito (Agetran) e do Corpo de Bombeiros de Campo Grande participaram na manhã deste sábado (21) de uma campanha de prevenção e redução de acidentes, organizada pela Rotary Club de Campo Grande – Universidade.
O presidente da Rotary Club, Marcos Vinholi, explica que os participantes entregaram 1.000 panfletos em uma hora, com informativos sobre a segurança no trânsito. Segundo ele, a campanha foi criada com o objetivo de conscientizar a população para os problemas no trânsito: “Não é só mostrar os índices de acidente. É mostrar para os motoristas, pedestres e ciclistas a importância de um trânsito humano e tranquilo”, explicou.
..
Foto: Deurico/Capital News
O chefe da Divisão de Fiscalização da Agetran, Eder Vera Cruz, acredita que não basta só a Agetran, Ciptran e Corpo de Bombeiros, pois a sociedade precisa se envolver para salvar vidas e evitar mortes no trânsito. Na opinião dele, a mídia também tem um papel importante ao informar resultados e fazer críticas, pois é um elo entre as instituições e a população, uma vez que, as instituições podem rever suas atuações.
..
Foto: Deurico/Capital News
Vera Cruz também falou sobre a importância do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), que se reúne uma vez por semana para discutir os problemas no trânsito. Ele conta que a participação do Detran, Agetran, Ciptran, Bombeiros, secretários de saúde estadual e municipal, promotores de justiça. Instituto Médico Odontológico Legal (Imol), PRF e da própria imprensa, também contribui para a melhora do trânsito. “Outras ações como estas se juntam para tentar diminuir o problema. A Rotary é a primeira instituição a entender o projeto”, finalizou.
O comandante da Ciptran, major Alírio Vilassanti, conta que está apoiando todo o seguimento que se envolve. “Na semana passada, a Ciptran apoiou a adesivagem de 50 taxistas que apoiam a Lei Seca. Trânsito é espaço de cidadania. Se não formos cordiais, vamos ter acidentes. Pesquisas mostram que a maioria dos acidentes são por falha humana. Campo Grande já não suporta tantos acidentes. Apesar de ter diminuído em 30% até abril, na última semana teve seis mortes. A campanha é para conscientizar a população”, concluiu.
..
Foto: Deurico/Capital News
Por Wendell Reis - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
19/05/2011 - 07:20
Capital registra mais uma morte no trânsito
18/05/2011 - 11:31
Trânsito de Campo Grande no fim de semana foi o mais violento de 2011
17/05/2011 - 08:09
Capitã da PM faz diagnóstico de acidentes de trânsito na Câmara
16/05/2011 - 11:54
Prefeito defende lombadas para diminuir imprudências no trânsito
16/05/2011 - 08:00
Capital já registrou duas mortes no trânsito após instalação do Placar da Vida
16/05/2011 - 07:38
Identificado motorista morto em acidente na Fernando Corrêa da Costa
11/05/2011 - 10:12
Painel vai contar dias sem morte no trânsito
09/05/2011 - 11:00
Painel vai contabilizar dias sem mortes no trânsito da Capital
07/05/2011 - 08:12
Projeto vai indicar com estrelas amarelas número de mortes no trânsito