Sábado, 30 de Agosto de 2008, 07h:32 -
A
|
A
Indígenas se recusam a sair de propriedade mesmo com mandado
Da redação (LM)
Na tarde de ontem a PF (Polícia Federal) fez uma operação na fazenda Petrópolis, do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian, apenas para notificar o grupo de 300 índios terena que ocupam o local desde a madrugada do dia 25, segunda-feira.
Desde quarta-feira (27) o pedido de reintegração de posse foi feito, mas ainda não foi cumprido, isso porque os indígenas se recusam a sair da área. Eles esperam um grupo de técnicos da Funai (Fundação Nacional do Índio) para fazer a demarcação da nova área da Aldeia Cachoeirinha.
Conforme os invasores, há quase dez anos a Funai iniciou um trabalho de identificação antropológica da região, que apontaria que dos 2.900 hectares da fazenda do ex-governador, cerca de 1.241 pertenceriam a comunidade indígena.
A fazenda fica a sete quilômetros de Miranda, a 230 quilômetros de Campo Grande e tem 2.900 hectares. Na fazenda são criadas quase três mil cabeças de gado de corte.
Os policiais federais envolvidos na operação saíram da área no fim da tarde. Ainda não existe uma data determinada para a desocupação, já que a liminar não estipula prazo para o cumprimento da ordem judicial.