A equipe de reportagem do Capital News realizou nova visita na residência da Rua Marechal Rondon, entre as Ruas 13 de Maio e 14 de Julho, no centro de Campo Grande na manhã desta segunda (15) e constatou que pelo menos oito cães continuam em estado de abandono no local, mesmo depois das denúncias de maus-tratos contra os animais. O lixo que se encontrava em frente à casa foi retirado, porém os cachorros continuam sujos e sem água.
Na manhã de sexta-feira (12), moradores da região reclamaram do mau-cheiro e condições precárias do local, além do abandono dos cães. Foi feito o contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e hoje expira o prazo dado ao proprietário da residência para a retirada dos animais. “Estamos monitorando essa situação há um ano e ela esta no desfecho final. O proprietário dos animais já foi notificado e autuado. Ele tem um prazo até segunda-feira para dar um destino aos animais de acordo com o que é previsto pela legislação”, comentou a bióloga e fiscal sanitária do CCZ, Silvia Barbosa.
Possível apreensão
De acordo com ela, todo o procedimento administrativo foi feito pelo CCZ e o caso encaminhado à Delegacia Especializada em Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat). “Se o proprietário não tomar as medidas exigidas, na segunda-feira o CCZ e a Decat vão até o local para apreender os animais”, finalizou.
O dono dos cães deve ser autuado por maus tratos de animais. Segundo o artigo 32 da lei ambiental, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.
Cães estão sujos e sem água
Fotos: Deurico/Capital News
Veja também:
Proprietário que abandonou cães, tem outra residência que está em estado de proliferação de doenças
Cães são criados em situação degradável na área central da Capital