A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) foi obrigada a abrir os vertedouros das usinas hidrelétricas Ilha Solteira e Engenheiro Souza Dias (de Jupiá), localizadas na bacia do rio Paraná, na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. Na Usina Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), também na divisa entre os dois Estados, o vertedouro já estava aberto para controle de nível. A operação tem como objetivo iniciar os procedimentos de controle de cheias.
A decisão foi tomada nesta terça-feira, 8 de dezembro. A vazão defluente média de ontem em Ilha Solteira foi de 5,9 mil metros cúbicos por segundo. Em Jupiá, 7,6 mil metros cúbicos por segundo, e em Porto Primavera, 8,3 mil metros cúbicos por segundo.
Nesta quarta, 9, as vazões planejadas são de 6,6 mil metros cúbicos por segundo em Ilha Solteira, 8,6 mil metros cúbicos por segundo em Jupiá e 9,4 mil metros cúbicos por segundo em Porto Primavera.
Para o dia 10, a empresa tem a seguinte programação: 7,2 mil metros cúbicos por segundo em Ilha Solteira; 9,3 mil metros cúbicos por segundo em Jupiá; e 10,2 mil metros cúbicos por segundo em Porto Primavera.
A Cesp informa que essas vazões não devem representar nenhum impacto nas proximidades das barragens. Elas são consideradas normais.
Todo o processo de controle de vertimento é coordenado pela NOS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico) e é adotado para manter os níveis recomendados no Plano Anual de Controle de Cheias do SIN (Sistema Interligado Nacional), segundo empresa.
Serviço
A Cesp mantém vários serviços gratuitos de informação à população. Um deles é o Telecheia, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, pelo telefone 0800-647-9001 e divulga dados dos reservatórios da Empresa. Informações também podem ser obtidas pelo site da Cesp, clicando aqui, em Operação de Reservatórios. Quando as vazões dos reservatórios tornam-se mais intensas, a Cesp distribui aos municípios lindeiros o BIV (Boletim Interno de Vazões). Há ainda o email [email protected], exclusivo para assuntos do período chuvoso.(Com informações da Cesp)
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)