A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou por 12 votos a 5, na última terça-feira (5), a proposta para que as campanhas recebam financiamento público, dessa forma a doação privada aos candidatos está proibida.
De acordo com o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), essa medida deixará as campanhas mais baratas, podendo ser financiadas com fundo partidário que existe hoje.
“Quem financia campanha hoje? São empreiteiras de obras públicas, prestadores de serviços para o governo, bancos. Empresas que têm interesse no relacionamento com o setor público. Fica difícil garantir a isenção”, afirmou Costa.
Para a senadora tucana Marisa Serrano (MS), o financiamento da campanha irá facilitar a candidatura de mulheres, que segundo ela, tem mais dificuldades em arrecadar verbas para a campanha eleitoral.
“Sou favorável ao financiamento, isso vai facilitar a obtenção de recursos para campanha das mulheres, que enfrentam algumas dificuldades em arrecadar fundos para a campanha, e desta forma teremos mais mulheres se candidatando”, afirma Marisa.
Por Jackeline Oliveira - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
07/04/2011 - 11:29
Continuam sendo rumores vaga no TCE, diz Marisa
07/04/2011 - 10:40
Senadora afirma que PSDB terá candidato para a prefeitura da Capital
07/04/2011 - 09:42
PPS quer candidatura própria e já articula com partidos
07/04/2011 - 09:15
Pesquisa para escolher candidato tucano à prefeitura será em julho