A senadora Kátia Abreu, vice-presidente nacional do Democratas, lançou ontem a candidatura do vice-governador Murilo Zauith (DEM) para o Senado da República em 2010. "O Murilo tem o perfil que nosso partido busca para sua bancada no Senado, é honesto, trabalhador, educador e tem compromisso com o setor produtivo", enfatizou Kátia Abreu durante ato político ontem em Dourados. "Junto com o Murilo, também vamos trabalhar para eleger o Gino Ferreira deputado federal, reeleger o Zé Teixeira deputado estadual e ainda trabalhar pelas candidaturas dos vereadores Saraiva, de Campo Grande, e Sidlei Alves, de Dourados, para a Assembléia Legislativa", anunciou a senadora que é presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).
O lançamento das pré-candidaturas de Murilo Zauith para o Senado e de Gino Ferreira para a Câmara dos Deputados foi testemunhado pelos deputados federais Geraldo Resende e Waldemir Moka, ambos do PMBD e, respectivamente, pré-candidatos à Câmara dos Deputados e ao Senado. Moka, inclusive, tem se empenhado em fazer o senador Valter Pereira (PMDB) desistir da candidatura natural à reeleição para marchar sozinho como preferido do governador André Puccinelli ao Senado, mas o lançamento da candidatura do vice-governador Murilo Zauith deve obrigar o peemedebista a continuar na Câmara dos Deputados.
A senadora disse ainda que o DEM deve marchar junto com o governador de São Paulo, José Serra, na corrida presidencial. "Nosso projeto político para 2010 está sendo construído junto com o PSDB e o PPS, mas estamos mirando no PMDB, partido com o qual já mantemos uma aliança histórica em Mato Grosso do Sul e temos o vice-governador Murilo Zauith como referência", afirmou. Kátia Abreu elogiou o pré-candidato tucano à presidência da República e afirmou que José Serra tem credibilidade, capacidade e densidade eleitoral para ser o próximo presidente da República.
Questionada se poderia ser candidata a vice na chapa encabeçada por Serra, Kátia Abreu disse que suas prioridades são conciliar o trabalho a frente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária com o mandato de senadora e, em 2010, disputar o governo do Estado do Tocantins. "Se o partido entender que devo ser candidata a presidente da República, vou para a disputa, mas não me apresento como candidata a vice do Serra, mesmo porque nunca vi ninguém lançar candidatura para vice", afirmou a senadora.
NO ESTADO – Para Kátia Abreu, seria importante a manutenção da aliança do Democratas com o PMDB em Mato Grosso do Sul. "Vamos trabalhar para seguir junto com o governador André Puccinelli, que é um homem que eu conheço bem e que tem feito um excelente governo, mas se este projeto não for possível, vamos construir uma candidatura própria com o PSDB e com o PPS, dando sustentação à campanha de José Serra para a presidência da República", sinalizou a senadora.
O vice-governador Murilo Zauith classificou como natural sua candidatura. "Quando estava preparado para disputar uma cadeira no Senado Federal, fui impedido pela verticalização, mas agora que esta regra foi flexibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vejo com normalidade a apresentação do meu nome numa chapa completa, onde o DEM teria candidatos nas disputas majoritárias e proporcionais", avaliou Murilo Zauith.
O vice-governador entende que já passou da hora da Grande Dourados ser representada no Senado Federal e disse que iria trabalhar para viabilizar, em conjunto com todos os prefeitos, vereadores, lideranças políticas e empresariais da região, um projeto com este objetivo. "Temos que saber se esta também é a vontade do eleitor da Grande Dourados para então apresentar uma candidatura que será construída com a participação de todos os setores organizados, mesmo porque não podemos continuar com uma representatividade tão reduzida nas principais Casas de Leis do nosso País", finaliza Murilo Zauith. (Dourados Agora)