O senador Delcídio do Amaral e o ex-governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, selaram acordo de paz na noite de sexta-feira depois de praticamente três anos afastados um do outro. Na ocasião, Delcídio declarou apoio à candidatura de Orcírio ao Governo do Estado nas eleições de 2010. O petista vai enfrentar seu principal rival, o governador André Puccinelli (PMDB). O encontro aconteceu na Câmara Municipal da cidade de Dourados e reuniu militantes da região. O discurso do senador girou em torno da união do partido para as próximas eleições. “O Zeca é o nosso candidato ao Governo e, a partir de agora, vamos discutir nosso quadro”, disse Delcídio.
O ex-governador afirmou que já conversou com lideranças de outros partidos e garantiu o apoio de algumas delas. “A espinha dorsal já está pronta com o PT, PDT, PTB e PMN”, declarou, afirmando que caso se eleja, abrirá não de disputar a reeleição ao governo do estado para que Delcídio do Amaral concorra ao cargo.
Também ficou definido que o PT terá candidatura própria em MAto Grosso do Sul nas próximas eleições. Apesar dos dois terem selado a paz, no encontro ainda não ficou definido que vai concorrer a presidência regional do partido em Mato Grosso do Sul. O deputado Pedro Teruel declarou que a união de Zeca e Delcídio simboliza um entendimento para o Processo de Eleições Internas (PED). Um dos candidatos já confirmados para concorrer à presidência regional do PT é o atual deputado estadual Amarildo Cruz, que briga pela reeleição no cargo. (Com informações do Correio do Estado)