Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 26 de Novembro de 2024


Saúde Quinta-feira, 11 de Março de 2010, 17:36 - A | A

Quinta-feira, 11 de Março de 2010, 17h:36 - A | A

Nova reunião entre Nelsinho e Sintesp pode pôr fim a impasse entre Prefeitura e agentes de saúde

Marcelo Eduardo - Capital News

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e os agentes de saúde da Capital retomaram diálogo após greve da categoria, que exige aumento de salário. Na manhã desta quinta-feira (11), representantes do sindicato se reuniram com Nelsinho. Seria “um dos primeiros passos rumo ao entendimento da questão”, postou em seu blog.

Nelsinho escreve ainda na página eletrônica pessoal que “serão – sim – concedidas melhorias à categoria, assim como serão beneficiados os demais grupos que atuam no município”.

Ao Capital News, via telefonema, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública de Campo Grande (Sintesp) Paulo Cesar Ribeiro afirma que o prefeito foi receptivo e ouviu todas as propostas.

“Ele pediu valores e não porcentagens. Então, falamos para ele que queremos R$ 396 a mais para os agentes comunitários e os epidemiológicos e R$ 694 para os de saúde pública. O prefeito foi bem flexível. Ele sabe que o Sintesp é o representante da saúde e que queremos o bem dela”, diz Paulo, ao Capital News.

No encontro anterior, os representantes e o prefeito entram em rusga. “Fomos enxotados. O prefeito nos tratou como se trata um cachorro”, disse Paulo à época ao Capital News. Nelsinho disse que cortaria o ponto de quem entrasse em greve.

Agora, o discurso é outro. “Todo o efetivo está trabalhando. Todos fomos flexíveis. A gente entendeu também que o prefeito estava estressado por diversos outros motivos. Ele também hoje [11] foi claro, dizendo: ‘Vamos esquecer tudo e começar do zero.’ Todo o mal estar que existia foi esquecido”, comenta Paulo, ao Capital News.

Na segunda (15), às 16h, está pré-agendada uma nova reunião. “O prefeito ficou de nos apresentar a contraproposta”, explica Paulo.

Clique na imagem para acessar a galeria

Categoria parou trabalhos protestando em prol do aumento salarial, mas, agora, atividades estão normais
Foto: Deurico/Arquivo Capital News

Confira a íntegra do texto postado no blog do prefeito

“Um aviso aos campo-grandenses: em meio aos meus compromissos da manhã de hoje, participei de uma reunião com os agentes de saúde. Como vocês sabem, a categoria apresentou uma série de reivindicações e a reunião de hoje deu exatamente um dos primeiros passos rumo ao entendimento da questão.

O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau). Intermediada pela Câmara Municipal, teve a presença dos vereadores Carlão, Mario Cesar, Flávio César e o presidente da Casa, Paulo Siufi, além do secretário-adjunto de Saúde Pública, Leandro Mazina Martins, agentes de saúde e técnicos da Sesau.

Na ocasião, ressaltei que serão – sim – concedidas melhorias à categoria, assim como serão beneficiados os demais grupos que atuam no município. Esta foi, como disse, o nosso primeiro encontro em busca de um entendimento em comum, pois temos que visar não só o bem-estar da categoria, mas, também da população como um todo.

Entretanto, vale ressaltar que há necessidade da categoria e dos municípios se organizarem pela aprovação da Emenda 29, em trâmite do Congresso, que define parâmetros para a distribuição dos recursos de saúde, garantindo o cumprimento dos mínimos constitucionais.”

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br) 

 Veja também:

 05/03/2010 - 10:18
  Greve é interrompida, mas volta se não houver negociação até segunda, diz sindicato da categoria

 04/03/2010 - 17:20
  Com garantia de acompanhamento da Câmara nas discussões salariais, agentes interrompem greve

 04/03/2010 - 14:40
  Prefeitura diz que agente deve procurar setor de pessoal e que "não pode responder sobre casos isolados"

 02/03/2010 - 09:58
  Prefeito diz que cortará ponto de quem entrar em greve e que demitirá agente em regime probatório

 02/03/2010 - 09:58
  Prefeito diz que cortará ponto de quem entrar em greve e que demitirá agente em regime probatório

 02/03/2010 - 09:58
  Agentes de Saúde paralizam os trabalhos e alegam que valor total da produtividade não é repassado

 01/03/2010 - 10:41
  Agentes de saúde da Capital ameaçam greve

 05/01/2010 - 13:31
  Com agenda de negociação com Prefeitura, agentes de saúde voltam ao trabalho, mas sem aumento salarial

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS