Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 26 de Novembro de 2024


Saúde Sexta-feira, 12 de Março de 2010, 09:08 - A | A

Sexta-feira, 12 de Março de 2010, 09h:08 - A | A

MPE avalia sistema de saúde e encontra descaso

Marcelo Eduardo - Capital News

A Promotoria de Justiça da Cidadania do Ministério Público do Estado (MPE) realizou vistoria em diversos postos de saúde da Capital. O parecer preliminar de aparente descaso sobre a situação encontrada pelos pacientes será dado pela promotora Sara Francisco Silva. Ela abrirá inquérito ou ação civil pública para apurar as responsabilidades.

Sara Silva esteve, na quinta-feira (11), em alguns Centros Regionais de Saúde (CRS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Bairro Universitário, Dona Neta e Guanandi –, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Almeida, no Centro Especializado Municipal (CEM) e na Santa Casa.

Conforme o MPE, foram constatadas reclamações de várias pessoas. “Uma delas disse que para receber atendimento se deslocou para a UBS às 22 horas do dia anterior. Um idoso com 72 anos estava na fila desde as 1h40 e as fichas de atendimento só começaram a ser entregues a partir das 6h30. Outro detalhe é que alguns pacientes foram dispensados por falta de médios especializados para a sua consulta”, informa a instituição.

De acordo com a promotora, “verifica-se que a UBS está flagrantemente e elogiavelmente em situação superior ao um CRS, tanto em humanização quanto organização no atendimento à população”.

Ainda segundo o MPE, a promotora informou se sentir alardeada com os horários que a população tem que se submeter para conseguir atendimento. “As filas na madrugada e a ausência de atendimento são práticas arcaicas que não correspondem ao SUS nem ao século XXI com toda informatização disponível nos centros e unidades de saúde”.

Mesmo encontrando situação de aparente descaso. Porém ela se pronunciará detalhadamente sobre todas as visitas no relatório final que deverá apontar a melhor solução para apurar as devidas responsabilidades, seja através da instauração de um Inquérito ou de uma ação civil pública, segundo a assessoria do MPE.

Clique na imagem para acessar a galeria

Rosemara Araújo espera há duas horas por atendimento; reclama de "muita dor na cabeça e em todo o corpo"
Foto: Deurico/Arquivo Capital News

População aponta falta de médicos

Não é de hoje que o Capital News noticia casos de falta de médico e problemas em postos de saúde. Citando só um exemplo, nossa equipe de reportagem esteve em janeiro na UPA da Vila Almeida e conversou com a dona-de-casa Rosemara Araújo, de 42 anos.

Ela mora na Coophatrabalho, e foi num sábado à tarde tentar ser consultada lá na UPA. Ela chegou reclamando de fortes dores nas costas e de cabeça. “Demorei três horas para ser atendida. Fiquei internada algum tempo tomando soro, mas não adiantou. Voltei e não me atenderam. Agora, estou aqui há duas horas [conversamos por volta das 10h da segunda, quando retornou após não conseguir ser atendida no fim de semana].”

Ela estava em pé, pois as cadeiras estavam todas ocupadas. “Estou com muita dor de cabeça, na nuca, e muita dor no corpo. Não sei se estou com dengue. Mas, nem isso eles falam. Perguntam quando vão me atender, dizem: ‘Senta aí moça, daqui duas horas o médico te atende.’ Mas, nem me disseram o que eu tenho da outra vez e piorou.”

Rosemara reclama da falta de médicos. “De que adianta fazer um posto deste tamanho, bonito, se não tem médico para atender? Só tem belezura só, mas não serve.”

Ela ainda conta um outro momento de fúria que seria provocado pela demora de atendimento. “Um homem chutou a porta após ficar mais de duas horas esperando o filho pequeno ser atendido e não foi”, no sábado, primeiro dia em que foi lá.


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 12/03/2010 - 16:21
  Administração da Santa Casa diz que "providências estão sendo tomadas", mas não as detalha

 12/03/2010 - 14:10
  Clínico informou junta da Santa Casa sobre falta de material: "Providências são de extrema urgência"

 12/03/2010 - 13:33
  Rapaz que aguardava cirurgia na Santa Casa após 5 adiamentos passa por procedimento

 12/03/2010 - 11:34
  Vítima de acidente é operada na Santa Casa após cirurgia ser adiada 5 vezes por falta de material

 

 04/02/2010 - 15:53
  Paciente ameaça funcionário de posto de saúde

 28/01/2010 - 15:08
  André diz que segurança em postos de saúde da Capital é de competência exclusiva de Nelsinho

 27/01/2010 - 12:54
  Administradores das UPAs terão contato direto com chefes de batalhões da PM; mas nada de efetivo maior

 25/01/2010 - 12:45
  Guardas têm medo por falta de estrutura

 25/01/2010 - 12:15
  Nelsinho dobrará quantia de guardas municipais e pedirá postos da PM para garantir segurança em UPAs

 25/01/2010 - 10:36
  Para Trad, solução das UPAs será a contratação de mais profissionais da saúde, mas secretário não confirma

 23/01/2010 - 11:34
  Nelsinho e Jacini discutem segurança após invasão na UPA da Vila Almeida

 20/01/2010 - 15:31
  Deve sair em até 15 dias resultado sobre morte de rapaz que pode ter sido vítima de dengue hemorrágica

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS