Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Domingo, 16 de Fevereiro de 2014, 07:01 - A | A

Domingo, 16 de Fevereiro de 2014, 07h:01 - A | A

População se despede de horário de verão e uns comemoram a mudança dos ponteiros

Juliana Rezende - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Para uns o fim do horário de verão, que teve início no dia 20 de outubro do ano passado, é um alívio. Para outros ter adiantado os ponteiros do relógio garantia um dia mais produtivo, apesar de acordar bem mais cedo e ver apenas os primeiros raios de sol. Neste domingo (16), o campo-grandense ganhou uma hora a mais e parte da população celebra a mudança.


Pelas ruas da cidade, as opiniões se dividem. O vendedor André Correa, 18, é um dos que gostam do horário de verão. "O tempo passa mais rápido", avalia. Mas para a colega dele, Jennifer Natalie, 23, 'vai ser horrível acostumar de novo com a mudança'.


Evangélico, para Edywilson de Jesus Reis, 39, o fim do horário de verão reflete no número de fiéis que vão aos cultos, pois muita gente deixava de ir à igreja ou perdia a hora da reunião, pelo fato de ainda estar de dia.  "Quando chegava a hora de ir para o culto ainda estava de dia, com sol, muita gente deixava de ir. Com o horário normal fica mais agradávele mais pessoas participam", detalha.

A dona de casa Cristiane dos Santos, 46, compartilha a mesma opinião do primeiro personagem da matéria, o André. Para ela, o horário de verão é melhor. "Parece o que o dia dura mais".

Sem sombra de dúvidas, para o taxista Moacir Ortega, 60, o horário que deveria prevalecer é o normal, pois o de verão 'não tá com nada', como ele mesmo descreve.
"Eu faço caminhada de manhã, às 6h e ainda tá escuro. Mas ontem mesmo antes de mudar o horário eu já tinha alterado meus relógios para não ter dificuldade com adaptação", disse o motorista. A trabalhadora Maria Aparecida, 43, também não é fã do horário de verão e ter que acordar cedo e sair de casa ainda no escuro não era muito agradável. "Levanto às 5h e agora dá a sensação de não ter que acordar tão cedo", analisou.

Conforme informações da Agência Brasil, se não houver mudança nas regras, o próximo horário de verão 2014/2015 será no período de 19 de outubro de 2014 a 18 de fevereiro de 2015
O horário de verão foi adotado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS