Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Nacional Sexta-feira, 04 de Julho de 2014, 09:45 - A | A

Sexta-feira, 04 de Julho de 2014, 09h:45 - A | A

Após queda de viaduto, Belo Horizonte cancela todos eventos previstos para Copa

Malu Cáceres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A prefeitura de Belo Horizonte informou que, por motivo de luto oficial e em respeito às famílias das vítimas do desabamento do viaduto Batalha dos Guararapes, não haverá Fifa Fan Fest no Expominas nesta sexta-feira (4). O acidente no viaduto, que estava em construção, matou duas pessoas e feriu 22, de acordo com o Corpo de Bombeiros, que terminou nas primeiras horas desta manhã o resgate do último corpo soterrado.

O viaduto desabou na tarde dessa quinta-feira (3), na Avenida Pedro I, próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, em Belo Horizonte. Dois caminhões, um carro e um micro-ônibus foram atingidos pela estrutura. A motorista do ônibus morreu no local e, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 22 pessoas ficaram feridas.

O viaduto, que saía da Rua Olímpio Mourão e passava sobre a Avenida Pedro I, estava em construção e, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, seria inaugurado neste mês. O acidente aconteceu na Região da Pampulha, onde está o estádio Mineirão, que vai receber uma partida da semifinal da Copa do Mundo na próxima terça-feira (8). A Avenida Pedro I é uma das vias de acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

De acordo com informações da Prefeitura de Belo Horiznote, as causas do acidente ainda são desconhecidas. O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, esteve no local do desabamento e disse que ainda é prematuro apurar responsabilidades. "Não sabemos se é falha de projeto ou de construção", disse o chefe do Executivo, que disse que a administração está empenhada em prestar assistência às vítimas. O prefeito decretou luto oficial de três dias na cidade.

Peritos da Polícia Civil, técnicos da Coordenadora Municipal de Defesa Civil (Comdec) e militares do Corpo de Bombeiros estavam no local até o início da noite desta quinta-feira para avaliar a situação. O resgate do carro que ainda estava embaixo da estrutura de desabou deve ser feito durante a noite porque há a possibilidade de o dono estar preso nas ferragens. Os bombeiros e a secretaria consideram uma morte presumida, além da confirmada, que seria o motorista deste carro. Os dois caminhões antigidos estavam vazios e todos os feridos eram passageiros do micro-ônibus.

Um pelotão de 35 militares do Exército está no local para ajudar na retirada do viaduto que está sobre a Avenida Pedro I e para liberar a via. Um segundo viaduto também está sendo construído ao lado do que desabou. Segundo o Corpo de Bombeiros no local, uma vistoria verificou que a estrutura deste segundo elevado foi abalada com a queda do primeiro. Partes do viaduto foram escoradas para evitar novos desabamentos.

A Construtora Cowan, responsável pela obra, lamentou o acidente em nota e disse que iria prestar apoio às vítimas. "A Cowan lamenta profundamente o ocorrido com o viaduto sobre a Avenida Pedro I. Neste momento, a prioridade é o apoio às vitimas e aos familiares. A empresa informa que já enviou ao local a equipe técnica para iniciar as investigações", informava a nota.

A obra faz parte da meta 2 do Plano de Mobilidade do BRT, que seria usada durante a Copa do Mundo. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa, a Secopa, a construção tem verba federal, mas era executada pela Prefeitura de Belo Horizonte. O valor desta etapa da obra é de R$ 460 milhões e, até agora, já foram executados R$ 445 milhões.      (Com informaçoes de sites oficiais locais)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS