Sábado, 04 de Maio de 2024


Polícia Terça-feira, 30 de Setembro de 2014, 12:03 - A | A

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014, 12h:03 - A | A

DEAM apresenta resultado da operação Tolerância Zero contra violência doméstica

Gilson Giordano - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A  titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Rosely Molina, apresentou nesta terça-feira (30), pela manhã, o saldo da operação denominada “Tolerância Zero”, contra as agressões e violências domésticas registradas nas delegacias da Capital.

O número divulgado pela titular é de aproximadamente 4.300 boletins policiais, ao longo do ano, resultando em mais de 300 inquéritos mensais e a prisão de 340 pessoas.

Até este mês de setembro foram contabilizados nove homicídios e, segundo a delegada, todos os responsáveis estão presos.

No encerramento da operação, foram apresentados na DEAM, 19 homens de um total de 21 presos, todos por violências domésticas e outros crimes contra a mulher.

Conforme as informações da delagada, a operação “Tolerância Zero”, foi  desencadeada logo após a visita da Ministra da Secretaria das Mulheres Eleonora Menicucci de Oliveira, que veio para Campo Grande para vistoriar a obra da construção da Casa da Mulher Brasileira.

A operação foi iniciada quarta-feira (24) e encerrada nesta terça-feira (30), pois a partir desta quarta-feira (1º), conforme determina a Justiça Eleitoral, ninguém poderá ser preso até que o processo seja concluído.

Para a operação, a DEAM contou com a parceira das Delegacias de Trânsito, Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERF), Agepen e a 4ª Delegacia de Polícia, onde os 19 homens presos foram distribuídos.

Clique na imagem para acessar a galeria

Titular da DEAM Rosely Molina durante a entrevista coletiva falando a respeito da operação feita em conjunto com mais instituições policiais
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News

CRIMES

De acordo com Molina, os crimes de violência doméstica, são dos mais diversos tipos, variando das ameaças, lesão corporal, agressão, violação de domicílio, estupro e tentativa de homicídio. “Todas essas ações estão incluídas como crimes conforme o Código Penal” avaliou Molina.

PREVENTIVA

Os homens que foram apresentados com o fim da operação “Violência Zero”, ficarão presos de forma preventiva, uma vez que a partir de agora os inquéritos começarão a tramitar até transformar em processo e o tempo de duração é em torno de 80 a 90 dias para a decisão judicial.

Delito

Todos os homens presos e que foram apresentados na manhã de hoje, estão enquadrados no mínimo em três tipos de delitos.

Ranking

Diante dos números apresentados pela titular da DEAM, Mato Grosso do Sul é hoje o 2º Estado do país, com o maior índice de violência vontra a mulher. E segundo a delegada, “o número de denúncia aumentou em função da maior divulgação e através do número 180, onde as pessoas podem fazer as denúncias sem que ninguém fique sabendo”, disse

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS