Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 21 de Outubro de 2014, 09:21 - A | A

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014, 09h:21 - A | A

Pesquisa Datafolha aponta Dilma com 52% e Aécio Neves com 48%, tecnicamente empatados

Samira Ayub -Capital News (www.capitalnews.com.br)

Às vésperas do segundo turno das eleições, a pesquisa realizada pela Datafolha e divulgada nessa segunda-feira (20) aponta que a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) lidera com 52% de votos válidos enquanto que o candidato Aécio Neves (PSDB) aparece com 48%, tecnicamente empatados. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo.

Segundo o levantamento, apesar de Dilma estar à frente numericamente, a candidata está tecnicamente empatada com o ex-governador mineiro. Na amostra dos votos válidos são excluídos os votos em branco, nulos e indecisos, e para ser considerado eleito no segundo turno, o candidato deverá atingir a maioria dos votos.

Na contagem dos votos totais, Dilma Rousseff tem 46%, já Aécio Neves surge com 43%. Votos brancos e nulos somam 5%, enquanto que 6% ainda não sabem em que votar.
A pesquisa também questionou em qual candidato o entrevistado não votaria de forma alguma, onde Aécio Neves aparece com o maior índice de rejeição, com 40% das menções, entretanto, Dilma Rousseff recebeu 39%.

Sobre a convicção do voto, 45% dos entrevistados responderam que votariam com certeza em Dilma, e 41% declararam certeza do seu voto para Aécio Neves, já 15% disseram que poderiam votar na presidente, enquanto que 18% afirmaram que poderiam votar em Aécio.

A pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-01140/2014, e divulgada no site folha.uol.com.br, ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios do país, no dia 20 de outubro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS