Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 14 de Janeiro de 2024, 13:47 - A | A

Domingo, 14 de Janeiro de 2024, 13h:47 - A | A

Coluna Bem-Estar

Entenda o que é terapia holística e quais são suas indicações

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Priorizando o autoconhecimento e o bem-estar, a terapia holística complementa métodos convencionais através do campo emocional, mental e espiritual

iStock

ColunaBem-Estar

..

Muitas pessoas vivem em uma rotina bastante sobrecarregada, em que o excesso de tarefas e responsabilidades acaba prejudicando diversos fatores de sua saúde física e mental. Através de tratamentos tradicionais, como a psicoterapia, torna-se possível equilibrar melhor esses aspectos, mas nem sempre é possível atingir um estado ideal de total sincronia. É a partir desse contexto que entram as terapias complementares, como é o caso da holística.

As terapias holísticas são um conjunto de técnicas que visam tratar qualquer problema de saúde diretamente da raiz. A ideia central da metodologia é que a cura vem de dentro e que somente alcançando o equilíbrio perfeito entre corpo, mente e espírito torna-se possível superar qualquer tipo de enfermidade. Dessa forma, acaba sendo um processo mais pessoal, em que todo o progresso depende exclusivamente do indivíduo.

Existem diversas técnicas de terapia holística, e cada uma é eficaz contra um tipo específico de doença ou sintoma. Dentre as mais populares, podemos citar o yoga, que visa trabalhar com o fluxo de energia do corpo, através de posturas específicas e exercícios respiratórios. Com isso, é possível estimular o metabolismo, reduzir os níveis de estresse, ansiedade, entre outros benefícios.

O reiki também é uma técnica que ganhou bastante popularidade nos últimos anos. O método consiste em uma terapia feita somente com as mãos, em que um profissional especializado canaliza a energia do corpo em pontos específicos. Além de promover mais saúde mental, o reiki costuma ser amplamente utilizado para aliviar dores no corpo, aumentando a circulação de energia em pontos doloridos.

Ainda existe a parcela de terapias que utilizam produtos e outras substâncias, como é o caso da aromaterapia. Através de óleos essenciais e plantas, é possível acalmar a mente para reduzir sintomas relacionados a ansiedade, depressão e até mesmo autoestima, além de promover mais foco no dia a dia. Os objetivos do tratamento vão variar de acordo com a necessidade do paciente.

Esses são apenas alguns exemplos de terapias holísticas amplamente utilizadas mundo afora. Muitas delas são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tratamentos válidos, como é o caso do reiki e da homeopatia. Contudo, é válido ressaltar que todas funcionam apenas como complemento aos métodos tradicionais, ou seja, nenhum tipo de terapia holística substitui tratamentos médicos relacionados às áreas de psicologia e psiquiatria.

Ainda que sejam técnicas que dependem mais do indivíduo, todas as alternativas também exigem acompanhamento com profissionais qualificados, incluindo aqueles formados na faculdade de psicologia. Somente assim é possível garantir que o tratamento será realmente eficaz e seguro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS