Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Tecnologia Sábado, 29 de Outubro de 2022, 17:23 - A | A

Sábado, 29 de Outubro de 2022, 17h:23 - A | A

Coluna Tecnologia

Tecnologia no setor agrícola aumenta eficiência e produtividade

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Mecanização do campo aumenta a produção de alimentos e garante uma maior qualidade da produção agrícola

iStock

ColunaTecnologia

Conhecido pela dinamicidade e inovação, o setor agrícola é um dos mais importantes da economia brasileira. Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 8,36%, sendo responsável por 27,4% do PIB brasileiro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


O crescimento da produção agrícola no Brasil está diretamente relacionado à mecanização do campo, graças aos grandes investimentos em tecnologias e maquinários modernos para auxiliar nos processos produtivos. Esses avanços são o resultado do grande incentivo ao desenvolvimento de pesquisas voltadas para o setor agrícola, as quais são realizadas majoritariamente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Por meio de estudos voltados para o maior entendimento sobre melhoramento genético, mecanização e defensivos agrícolas, além de outras inovações, o agronegócio no Brasil transformou-se profundamente.


De acordo com dados do Relatório Agro, promovido pelo Itaú BBA, de 2020 para 2021, houve um aumento de 26% na quantidade de equipamentos vendidos para o setor agrícola. O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2017, contabilizou a presença de mais de 2 milhões de máquinas no país, entre tratores, semeadeiras, colheitadeiras e adubadeiras.


As novas tecnologias que contribuíram para a mecanização do campo promoveram uma maior rapidez e eficiência nas operações de plantio e colheita, além de auxiliar na manutenção das lavouras e proporcionar um crescimento expressivo da produtividade e dos lucros, com o aumento do número de plantas por hectare e a redução do consumo de fertilizantes, água e pesticidas, o que reduziu os custos de produção.


O caráter produtivo proporcionado pelas novas tecnologias pode ser visto nos dados referentes à produção agrícola no Brasil. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a produtividade da agricultura brasileira cresceu 400% entre 1975 e 2020, graças ao índice de produtos e insumos utilizados, que varia entre máquinas agrícolas, mão de obra e fertilizantes.


Antes realizadas de maneira manual, as operações no campo foram facilitadas graças à tecnologia agrícola. Dois produtos, atualmente, tornaram-se essenciais para a produção brasileira: a escavadeira e a carregadeira, que auxiliam em procedimentos como escavação, sistemas de irrigação, limpeza e preparação de terreno, além de práticas de terraceamento e levantamento de curvas de nível, respectivamente. Dessa forma, para quem busca reduzir a quantidade de trabalho manual nas lavouras, a locação de máquinas pesadas ou a compra de escavadeiras e carregadeiras pode facilitar bastante as atividades agrícolas, além de contribuir para o aumento da produtividade da plantação.


Além disso, diante dos desafios colocados pelo contexto moderno, em que há uma crescente e necessária preocupação com os recursos naturais, os procedimentos e equipamentos modernos possibilitam uma produção agrícola voltada para a sustentabilidade e a conservação ambiental, com uma diminuição dos impactos ambientais da agricultura. As tecnologias permitem também o monitoramento e uma melhor gestão dos processos do campo e dos recursos utilizados.


Assim, podemos ver que a tecnologia no meio agrícola é o principal mecanismo para um crescimento ainda maior do setor no país. Para isso, o investimento em pesquisas é essencial para desenvolver novos equipamentos, e métodos de controle da qualidade da plantação garantirão uma produção agrícola moderna e eficiente, que oferecerá alimentos de qualidade para toda a população.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS