Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Tecnologia Sábado, 25 de Março de 2023, 15:46 - A | A

Sábado, 25 de Março de 2023, 15h:46 - A | A

Coluna Tecnologia

Veja como arrematar bens com segurança em leilões digitais

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Segundo a Associação dos Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo (Aleoesp), desde 2019, mais de 2 mil sites de leilões falsos foram identificados

iStock

ColunaTecnologia

Os leilões são uma forma bastante interessante de conseguir bens com preços bem abaixo do mercado. Não existe nenhuma mercadoria que não possa ser arrematada, basta estar na licitação certa.


Para evitar fraudes, as regras do leilão são de conhecimento público, o que facilita no momento de conferir se tudo seguiu corretamente, sem nenhuma fraude. Isso porque a licitação é baseada em cinco pilares principais da administração pública, sendo eles:

●    Legalidade;
●    Impessoalidade;
●    Moralidade;
●    Publicidade;
●    Eficiência.


Todas as regras que giram em torno dos leilões são baseadas em torno destes pilares, que garantem a transparência nas transações feitas durante o processo de licitação.


Entretanto, muitos leilões deixaram de ser aqueles locais específicos destinados somente para que os compradores realizassem os seus lances. Com a ascensão da tecnologia, esse processo de aquisição de bens se tornou bem mais acessível.


Se uma pessoa quiser saber como comprar uma moto em um leilão na internet, atualmente existem diversos sites especializados em arremate de bens, onde é possível fazer a aquisição destes itens, sem nem precisar sair do conforto da sua casa.


Isso é ótimo para quem tem uma rotina apertada de família, trabalho e estudos, mas ainda quer garantir esse bem. Porém é preciso levar em consideração algumas regras para não acabar caindo em um golpe.


Leia o edital
Antes de mais nada, o essencial é sempre ler o edital do leilão, antes de tentar arrematar algum bem. Nele, é possível encontrar o nome do leiloeiro, o número de registro em junta comercial, além das regras do leilão, que são um tópico à parte.


Conheça bem as regras do leilão
As regras do leilão devem ser bastante claras. Desde o valor mínimo para compra do bem até mesmo os deveres que o comprador deve ter após arrematá-lo. Além disso, algumas licitações têm tempo para dar os lances, e não saber disso pode ser a causa da perda de muitas oportunidades.
Em alguns leilões online, o tempo de espaço para cada lance varia de acordo com a quantidade de interessados no bem. Mas não se preocupe, pois geralmente isso está descrito ao longo do edital, e são situações bem pontuais.


Procure informações sobre o leiloeiro, local de leilão e o bem
Mesmo que seja pela internet, os organizadores de leilões geralmente precisam de espaços para gerir todo o processo. Portanto, sempre procure o endereço onde a empresa organizadora está localizada para ver se ela existe mesmo.


Além disso, sempre entre em contato com o leiloeiro e procure o máximo de informações possível antes de se cadastrar para participar de um leilão.


Verifique o site
Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, existem meios bastante fáceis de conseguir saber se um site de leilão é falso ou não. Nunca confie em sites cujo domínio termine em “.com”. Os registrados em território brasileiro sempre usam o “.com.br”.


Esse artifício é usado pelos criminosos para dificultar a investigação de possíveis compradores, pois informações internacionais são mais difíceis de conseguir. Além disso, verifique se o site está devidamente cadastrado, através do Instituto Nacional de Leiloeiros e Tecnologia (INNLEI), onde há uma página somente para isso.


Cuidado com o pagamento
Geralmente, em caso de golpes, é pedido que os pagamentos dos valores da comissão, ou do bem adquirido, não sejam nas contas das empresas, ou das pessoas, cadastradas como os leiloeiros diretamente no seu CPF.


Isso porque, no caso de o pagador identificar um golpe, ele pode ir ao banco e pedir para estornar o valor, o que acaba não sendo lucrativo para os criminosos. Portanto, é de suma importância prestar atenção nesse detalhe.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS