Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 16 de Junho de 2011, 12:40 - A | A

Quinta-feira, 16 de Junho de 2011, 12h:40 - A | A

Polícia participa de multirão para expedição de documentos em Dourados

Da Redação (GH)

A Policia Civil/Sejusp/MS integra o Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (CEESRAD/MS), vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e estará realizando no próximo sábado e domingo (18 e 19), à partir das 8 horas, no município de Dourados, a entrega dos documentos aos indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru.

Com a presença da ministra dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes e da secretária de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib, a ação dentro do projeto conhecido como “Cidadania, Direitos de Todos” vai entregar os documentos dos índios que foram cadastrados pelo Comitê em ação realizada no mês de abril.

Neste período foram feitos 8.559 atendimentos e destes, 7.725 não tinham sequer registro civil de nascimento. Os índios foram devidamente cadastrados e identificados para o acesso aos documentos básicos, como direito de todo cidadão.

Nesta ação serão entregues os registros civis solicitados e também serão emitidos 1.714 CPFs, 892 Carteiras de Trabalho e 600 RGs, além dos 500 atendimentos que serão realizados para retificação de documentos pela Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e do Fórum da comarca de Dourados.

O projeto promove a entrega de documentação em parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de todos os órgãos que compõem o Comitê.

Ação semelhante foi realizada pelo Comitê, nos dias 3 e 4 de junho, no município de Ponta Porã, onde os parceiros estiveram mobilizados para que todos os indígenas cadastrados e que fossem brasileiros, recebessem pelo menos um documento civil.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS