Domingo, 05 de Maio de 2024


ENTREVISTA Sexta-feira, 03 de Maio de 2013, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013, 08h:00 - A | A

Tucanos falam sobre planos do partido e candidatura de Reinaldo Azambuja para 2014

Fernanda Kintschner - Capital News (www.capitanews.com.br)

Em entrevista exclusiva ao Capital News, o presidente regional do PSDB, deputado estadual Marcio Monteiro, e o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Professor Rinaldo, falaram sobre os planos do partido para o fortalecimento da legenda e revelaram suas intenções para a disputa em 2014.

O bate-papo descontraído na Casa de Leis também contou com o deputado estadual Onevan de Matos. A última tucana do quarteto não pode participar, pois presidia a sessão no lugar de Jerson Domingos (PMDB).

Capital News – Deputado Monteiro, como presidente, quais são as metas do partido para este ano?

Marcio Monteiro - O processo de metas para o partido passa evidentemente pelas eleições, então esse é o projeto nosso, para 2014 é organizar o partido para que fique cada vez mais fortalecido, porque ele já é unido, para que ele adquira mais musculatura ainda, com mais lideranças que possam vir somar para a disputa. O que fortalece o partido é a disputa no processo eleitoral.

Capital News - Como vocês pretendem fazer isso, essa organização?

Marcio Monteiro - Estamos com representatividade em todas as regiões do Estado, com nossas lideranças oxigenadas, para que em todos os municípios o partido esteja realmente com sua chama acesa, disso eu falo desde prefeitos, vices, líderes de partido, filiados e dos nossos pré-candidatos, seja a deputados, governo ou Senado, que esse é o alvo nosso. E conversando intensamente com os outros partidos, porque nosso atual modelo político do país as alianças se fazem necessárias para que a gente possa ter êxito nas eleições.

Capital News - Então, falando em pré-candidatos e alianças, vamos começar com os pré-candidatos. O deputado federal Reinaldo Azambuja já tem o nome como pré-candidato consolidado. Mas para qual cargo?

Marcio Monteiro - Essa decisão fica só para o ano que vem. Mas a princípio o Reinaldo é nosso nome para o Governo do Estado. Este é o nosso projeto, além de preparar nossa bancada para deputados federais, estaduais, porque hoje temos um número de pré-candidatos extremamente competitivo e como eu te falei no início, tentar a reeleição.

Clique na imagem para acessar a galeria

Marcio Monteiro é o novo presidente do PSDB; Professor Rinaldo o líder da bancada na Assembleia Legislativa
Foto: Marycleide Vasques - Assessoria de imprensa do deputado Marcio Monteiro

Capital News – Vocês três também são pré-candidatos à reeleição?

Onevan de Matos - Sim, claro, quem sabe para [deputado] federal. Vamos ver qual é a melhor posição para o partido, porque importa também fortalecer a legenda.

Marcio Monteiro - Também para estadual ou federal.

Professor Rinaldo - Deputado estadual.

Capital News - A decisão de cada candidato também passa pelo partido, não é?

Marcio Monteiro - Claro, tudo vai depender evidente da vontade própria do candidato, depois da parte estratégica para o partido optar ao que vai ser melhor para o candidato e que assegura ao partido um bom desempenho.

Capital News – Então pensando assim, o que é melhor para o partido, o Reinaldo concorrer?

Marcio Monteiro - Ao Governo do Estado.

Onevan de Matos - Para o partido e para o Estado, porque é um nome que representa uma mudança, representa a renovação, com experiência e competência. Não é um político carimbado. É um político que vem ascendente, que mostrou sempre experiência e a coerência, mas acima de tudo o companheirismo, porque isso está difícil hoje na política. Porque hoje eles assumem certas posições e depois esquecem.

Capital News – Aqui pela Assembleia, qual é o foco para fortalecer o partido?

Onevan de Matos - Através do papel parlamentar mesmo.

Marcio Monteiro - Temos representação de regiões completamente distintas. Eu sou do Sudoeste, Onevan de Naviraí, o Rinaldo já tem base na capital, a Dione é do Vale do Ivinhema, agora temos candidatos fortes de Dourados, Três Lagoas.

Professor Rinaldo - Corumbá e região norte também.

Capital News – E a relação dos dois aqui na Assembleia, como presidente do partido e líder do partido na Casa?

Professor Rinaldo - É a melhor possível entre todos. Fraternal e harmoniosa, em prol do fortalecimento do partido. E essa unidade é que vai fazer do PSDB cada vez mais forte. O PSDB cresceu muito. Essa nossa liberdade nas eleições da capital que fez do Reinaldo um grande vitorioso, isso foi um exemplo que partido unido a gente consegue fazer um grande projeto para a democracia. Estamos focados para o ano que vem continuar a fortalecer o partido na base da ética.

Capital News – Agora sobre alianças, qual é a mais em vista, mais forte para ser fechada?

Marcio Monteiro - Nós lançamos o projeto Pensando Mato Grosso do Sul. O que nós vamos fazer com isso? Vamos pensar regionalmente a ação em todos os municípios e finalizando isso de uma forma regional nós vamos colher o maior número de dados da população e da militância política e assim vamos fazer uma proposta para o Estado. Assim como o Reinaldo fez para Campo Grande.

Não concebemos mais uma gestão política, com projeto de governo, que não tenha planejamento e é justamente para isso, para fazermos um grande trabalho e depois disso se fortalecer e aí sim se esse projeto ter o sucesso que pretendemos vamos ter muita adesão a nós.

Capital News – Então a aliança vai ser firmada conforme a adesão ao projeto, algo de fora para dentro do partido e não o partido indo buscar alianças?

Marcio Monteiro - Exatamente. A adesão virá à medida que as outras siglas políticas vejam o fortalecimento do PSDB.

Capital News – Ou seja, a decisão de alianças vai ficar ao final do projeto?

Marcio Monteiro - Sim, mais para o ano que vem.

Capital News – Você tem números do partido, de filiados e eleitos?

Marcio Monteiro - Sim, temos um deputado federal, quatro deputados estaduais, 12 prefeitos, 11 vice-prefeitos e 100 vereadores.

Professor Rinaldo - Nós fomos o partido que mais cresceu em número de votos.

Marcio Monteiro - Com detalhe de que tanto o PMDB quanto o PT perderam votos. Cito os dois, porque são os maiores.

Capital News – E hoje em dia vocês se portam como independentes, depois das últimas eleições?

Marcio Monteiro - Não digo assim, porque em âmbito estadual nós fomos eleitos junto com a base do governador André [Puccinelli, PMDB], somos da base dele e aliados sim, pois temos um comprometimento com esse mandato dele. Já em âmbito municipais somos mais independentes. Mas diga-se de passagem, em vários municípios somos aliados com o PMDB e também temos com o PT.

Capital News – Uma aliança para as próximas eleições com o PT tem uma certa dificuldade, visto a recomendação nacional do PT de não se aliar com o PSDB. Mas aqui para o estado, vocês não teriam esse problema caso seja melhor para o partido?

Marcio Monteiro - Nós não podemos negar que isso não é uma composição muito simples, até mesmo pelo histórico que tem. Mas dizer que ela não pode acontecer não é verdadeira. Ela pode acontecer sim. Mas é uma coisa que precisa ser muito bem elaborada ainda, tem muito trabalho aí pela frente.

Capital News – Como presidente, qual é o maior desafio daqui para frente?

Marcio Monteiro - Defender as políticas públicas e tentar implementá-las, seja qual for a área. Então é isso, chegar ao poder para que possamos implementar políticas públicas que o PSDB defende e temos bons exemplos desde a época do [ex-presidente] Fernando Henrique Cardoso e isso tem sido reconhecido pela população. Você tem inúmeros exemplos de sucesso de gestão, então nós queremos chegar ao Governo do Estado para implementar a forma tucana de governar.

Clique na imagem para acessar a galeria

Dione Hashioka não participou da entrevista porque estava presidindo a sessão
Foto: Marycleide Vasques - Assessoria de imprensa do deputado Marcio Monteiro

 

Redes Sociais: Twitter Facebook Windows Live Google+

 

Comente esta notícia

Marcelo Antonio Alvarez 03/05/2013

Uma dobradinha PT-PMDB na chapa majoritária para o Governo do Estado não vai digerir o eleitorado sul-mato-grossense. O candidato mais forte da oposição a essa coligação vai ganhar a eleição. A conferir...

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS