Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Meio Ambiente Domingo, 16 de Dezembro de 2007, 11:49 - A | A

Domingo, 16 de Dezembro de 2007, 11h:49 - A | A

Aprovada criação do Circuito Pantanal de Cultura e Turismo

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Uma primeira reunião foi organizada em novembro deste ano pela FCMS que convocou os hotéis-fazendas e pousadas através da Associação Brasileira de Turismo Rural/MS (Abratur/MS) e da Associação de Pousadas Pantaneiras (Appan). Neste contato inicial foram traçados os pontos básicos do projeto piloto e agendada uma segunda reunião para definição dos detalhes e pousadas participantes.

Neste segundo encontro, realizado esta semana, os hoteleiros, pousadeiros e/ou seus representantes presentes garantiram participação no circuito. Os valores dos cachês dos artistas já estarão embutidos nos preços dos pacotes a serem oferecidos pelo grupo de pousadas. Os hotéis fazenda e pousadas também vão arcar com as despesas de alimentação e hospedagem das atrações. O Governo do Estado, por sua vez, ficará responsável pelo transporte dos artistas, instrumentos e material de trabalho além da divulgação em mídia.

Em formulário, os hoteleiros e pousadeiros encaminharam à FCMS informações sobre as manifestações artísticas que gostariam de oferecer aos hóspedes e sobre os estilos preferidos para as atrações musicais. Estarão participando do projeto piloto do Circuito Pantanal de Cultura e Turismo as seguintes pousadas e hotéis-fazenda: Cacimba de Pedra-Reino Selvagem; Baia Grande; São Francisco; Monteiros; Barra Mansa; 23 de Março; Santa Cruz e Refúgio da Ilha.

“Agora vamos formatar totalmente o projeto para seu lançamento no mês de fevereiro, logo depois do Carnaval”, garantiu a presidente da Fundtur, Nilde Brun. Já Américo Calheiros deixou claro que, por ser uma etapa piloto, poderá sofrer alterações como inclusão e exclusão de participantes para 2009 ou até mesmo alteração na denominação, uma vez que a atual ainda não é definitiva. “Neste piloto estão garantidos aqueles que estiveram presentes ou mandaram representantes à reunião que definiu o projeto”, frisou. Para a empresária Rosaura Dittmar, uma das idealizadoras, a iniciativa é apenas um primeiro passo para que o produto turístico das pousadas passe a ter um forte valor cultural agregado: “se a gente trabalhar junto, todos ganham: estado, empresários e turistas”.
(Com informações do Rural NewsMS / Juliano Salles)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS