Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Meio Ambiente Sexta-feira, 09 de Novembro de 2007, 16:17 - A | A

Sexta-feira, 09 de Novembro de 2007, 16h:17 - A | A

Coleta seletiva de lixo chega a mais quatro bairros

Dourados agora

A coleta seletiva de lixo em Dourados avança e ainda este ano chegará a mais quatro bairros conforme informou o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Mário Tompes da Silva adiantando que está em processo de licitação a aquisição das caixas de coletas que serão distribuídas aos moradores que aderirem à coleta seletiva.
A Prefeitura Municipal pretende fazer uma arrecadação semanal em torno de duas toneladas de lixo reciclável no Residencial Waldomiro Amaral Monteiro, Alto das Paineiras e nos Jardins Mônaco e Europa.
Nestes bairros serão coletados materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e alumínio sendo que a coleta seletiva é diferenciada, já que os garis recolhem o lixo de porta em porta. Todo o material arrecadado é encaminhado para Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold).
Já participam deste projeto de coleta seletiva os bairros BNH 3° Plano e Portal de Dourados, que além de contar com o serviço de coleta de porta em porta possui também, os Postos de Entrega Voluntária (PEV), onde os moradores podem levar os materiais coletados em gaiolas especificas o material.
O secretário disse que no BNH III Plano são coleados cerca de 1500 quilos de materiais recicláveis enquanto que no Portal de Dourados são 1300 quilos. Tompes afirmou que o próximo passo da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente será a instalação de Posto de Entrega Voluntária na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) na avenida Presidente Vargas para receber os materiais das pessoas interessadas em fazer a doação. O secretário destacou a importância da participação da população que aprovou a coleta seletiva.
Atualmente, segundo Tompes, são coletados diariamente em Dourados cerca de 110 toneladas de lixo. Este volume pode ser reduzido em 25% quando a coletiva seletiva estiver implantada em todos os bairros da cidade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS