Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Meio Ambiente Segunda-feira, 12 de Novembro de 2007, 17:37 - A | A

Segunda-feira, 12 de Novembro de 2007, 17h:37 - A | A

Dobra o número de visitantes no Parque do Prosa nas férias

Notícias MS

Com a proximidade das férias escolares, dobra o número de visitantes no Parque Estadual do Prosa. Segundo o gestor da unidade, Pedro Menezes, além de crianças e adolescentes, dezenas de turistas visitam o local.

O administrador avisa que, para evitar decepções, é importante fazer a reserva com antecedência, pois há um número limitado de visitantes por passeio, não devendo ultrapassar esse limite, mesmo sendo um período de férias. No próximo dia 23 de novembro, haverá mais um treinamento para a trilha noturna, que será aberta em janeiro de 2008, nos períodos de lua cheia.

Localizado no Parque dos Poderes, o Parque Estadual do Prosa é uma unidade de conservação de âmbito estadual que possui uma área de 135 hectares no perímetro urbano de Campo Grande. O gestor Pedro Menezes conta que o parque tem cinco trilhas: a trilha do Guarda, do Abraço, do Tatu, da Copaíba e a do Prosa.

Chegando ao parque, os visitantes são recebidos pelos guardas-parque, recebendo informações históricas e instruções para o passeio nas trilhas. Em seguida, já na sede do parque, é exibido um vídeo sobre tráfico de animais silvestres e é possível sanar dúvidas com monitores ambientais. Logo após, é feita uma caminhada por quase dois quilômetros entre trilhas em meio à mata e à natureza, tendo informações técnicas sobre a fauna e flora.

Os visitantes podem conhecer os córregos Desbarrancado e Joaquim Português, que formam o córrego Prosa. Dentro da unidade de conservação existe também o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que recebe, trata e devolve à natureza animais silvestres vítimas de maus-tratos e tráfico.

Serviço
A visitação é realizada somente com a autorização da Gerência do Parque Estadual do Prosa. É necessário agendar o passeio com antecedência pelo telefone (67) 3326-1370. Recomenda-se o uso de calças compridas e tênis fechado.

É cobrada uma taxa de R$ 8,00 por pessoa, sendo que estudantes pagam a metade. O valor é revertido para a preservação e manutenção da área, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS