Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Meio Ambiente Sexta-feira, 23 de Novembro de 2007, 14:59 - A | A

Sexta-feira, 23 de Novembro de 2007, 14h:59 - A | A

Guias fazem novo treinamento para trilha noturna no Parque do Prosa

Notícias MS

Campo Grande (MS) – Está marcado para hoje à noite a quinta edição do treinamento de trilha noturna, no Parque Estadual do Prosa. Este tipo de treinamento é necessário para que a partir de janeiro de 2008 os visitantes possam participar da trilha noturna. Segundo o biólogo Pedro Macedo, gestor do parque, a idéia é promover quatro visitações noturnas, sempre em períodos de lua cheia. A trilha noturna, conforme Macedo, é muito procurada. “É um passeio bem diferente, onde encontramos outras espécies de animais de hábitos noturnos. Também aguçamos os sentidos, principalmente a audição”, explica.

Localizado no Parque dos Poderes, o Parque Estadual do Prosa é uma unidade de conservação de âmbito estadual que possui uma área de 135 hectares no perímetro urbano de Campo Grande.

O gestor da unidade conta que atualmente o parque conta com três trilhas. O novo plano de manejo já está em processo de revisão, feita por uma equipe da Gerência de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac).

No passeio durante o dia, os visitantes são recebidos pelos guardas-parque, obtendo informações históricas e instruções para o passeio nas trilhas. Em seguida, já na sede do parque, é exibido um vídeo sobre tráfico de animais silvestres e é possível sanar dúvidas com monitores ambientais. Logo após, caminhada por quase dois quilômetros entre trilhas em meio à mata e à natureza, tendo informações técnicas sobre a fauna e flora.

Os visitantes podem conhecer os córregos Desbarrancado e Joaquim Português, que formam o córrego Prosa. Dentro da unidade de conservação existe também o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que recebe, trata e devolve à natureza animais silvestres vítimas de maus-tratos e tráfico.

Serviço

A visitação é realizada somente com a autorização da Gerência do Parque Estadual do Prosa. É necessário agendar o passeio com antecedência pelo telefone (67) 3326-1370. Recomenda-se o uso de calças compridas e tênis fechado.

É cobrada uma taxa de R$ 8,00 por pessoa, sendo que estudantes pagam a metade. O valor é revertido para a preservação e manutenção da área, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS