Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Nacional Quinta-feira, 08 de Outubro de 2020, 18:23 - A | A

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2020, 18h:23 - A | A

Economia

Medida que reduz adição de biodiesel ao diesel é publicada

Prazo de validade é de 1º de novembro a 31 de dezembro deste ano

Elaine Silva
Capital News

Arquivo/Agência Brasil

Medida que reduz adição de biodiesel ao diesel é publicada

Objetivo da mistura é reduzir a dependência do Brasil da importação de óleo diesel

Foi publicado nesta quinta-feira (08) no Diário Oficial da União (DOU) a resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que autorizou a redução do percentual de mistura mínima obrigatória do biodiesel ao diesel comercializado no país, de 12% para 11%. 

 

Medida terá validade no período de 1º de novembro a 31 de dezembro deste ano. Segundo a Agência Brasil, o objetivo da mistura é reduzir a dependência do Brasil da importação de óleo diesel, que é um combustível fóssil produzido a partir do petróleo, além de ampliar o uso de fontes renováveis e reduzir a emissão de gases do efeito estufa.  O biodiesel é produzido a partir de gorduras animais e óleos vegetais. No Brasil, a soja é a principal matéria-prima do produto.

 

Objetivo da redução temporária é garantir o abastecimento interno de diesel B (o diesel já misturado com biodiesel). Desde janeiro de 2008, todo o óleo diesel comercializado no país precisa ser misturado ao biodiesel. O percentual de adição de biodiesel ao diesel puro começou com 2% e foi crescendo até chegar a 12% em março deste ano.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS