Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Reportagem Especial Quarta-feira, 14 de Junho de 2023, 12:12 - A | A

Quarta-feira, 14 de Junho de 2023, 12h:12 - A | A

Reportagem Especial

Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue

Frio e feriados tem afastado doadores

Renata Silva
Especial para o Capital News

Divulgação/ Portal MS

Hemosul da Capital necessita de doadores com urgência

Hemosul precisa de doadores

Você sabe quantas vidas pode salvar sendo doador de sangue? A resposta é muito simples, ate quatro vidas. Isso porque em cada doação, uma pessoa doa cerca 450 ml de sangue, o suficiente para ajudar muita gente. No entanto, as quedas nas temperaturas e o feriado prolongado tem afastado os doadores gerando assim uma preocupação na Rede Hemosul do Estado.

Essa não é uma realidade só nesta estação, pelo contrário, os baixos estoques de sangue são registrados ao longo de todo o ano, uma realidade difícil. Nesta quarta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, a proposta é chamar a atenção para os estoques baixos dos tipos sanguíneos.

Além da data, durante todo o mês de junho, vigorará a campanha “Junho vermelho” que temo objetivo de conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Este período é registrado uma queda de cerda de 70% nas doações na Rede Hemosul do Estado, só para ter uma ideia, nos primeiros dias do mês as doações estão 30% mais baixas

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida. Além disso, também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

Como ser um doador

Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos. No entanto, há uma ressalva no Hemosul para quem é menor de idade, ele pode doar desde que acompanhado de pai, mãe ou responsável legal.

A primeira doação pode ser feita até 60 anos de idade, acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue. Par a pessoa doar sangue na Rede Hemosul-MS ela tem que pesar 51 kg ou mais.

Intervalo de doação é diferente entre homens e mulheres. O público masculino pode doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.
Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.
Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS