Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 08 de Abril de 2009, 11:33 - A | A

Quarta-feira, 08 de Abril de 2009, 11h:33 - A | A

SFA/MS entrega 600 mil doses de vacina contra aftosa à Bolívia

Da Redação (LM)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da sua Superintendência no Mato Grosso do Sul (SFA/MS), formalizou a doação de seiscentas mil doses de vacina contra febre aftosa para o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Alimentar da Bolívia (SENASAG). As doses referentes à primeira, de três etapas programadas, foram entregues no último dia 31 ao Médico Veterinário Humberto Menacho, Coordenador da ZAV boliviana.

O Governo brasileiro repassará ainda este ano, mais 1,4 milhões de doses, totalizando 2 milhões de doses em 2009. A doação foi feita mediante um acordo de coperação bilateral, através do MAPA, com o objetivo de oferecer apoio técnico para que os produtores bolivianos combatam de forma mais eficaz a febre aftosa, principalmente na zona de alta vigilância daquele País.

As vacinas foram adquiridas pelo Ministério da Agricultura, mediante contrato com a empresa Merial Saúde Animal Ltda, com sede em Campinas/SP. As três etapas de distribuição obedecerão ao mesmo calendário de vacinações dos estados brasileiros. As próximas entregas deverão acontecer no mês de maio, com 700 mil doses, e mais 700.000 doses para novembro.

A entrega das vacinas nessa primeira etapa foram fiscalizadas e acompanhadas pelos FFA’s João Ormay, do Serviço de Sanidade Animal (SEDESA) e Wilson Victório Garcia, Chefe da Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional de Corumbá (UVAGRO), obedecendo à determinação da Portaria nº 37 de 10.03.2009.

A faixa fronteiriça do Brasil com a Bolívia é de 3 mil 166 km, envolvendo os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia. Nessas áreas limítrofes, existe um plano emergencial previamente acordado de reforçar as ações conjuntas de fiscalização. O MAPA, em parceria com os serviços estaduais de defesa agropecuária ampliaram o número de fiscais agropecuários na região, através de barreiras fixas e móveis.

O Superintendente Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, enfatizou que o Brasil vem contribuindo sistematicamente com a Bolívia no combate à febre aftosa, tanto no fornecimento de vacinas como na capacitação de pessoal, por se tratar de uma ação estratégica de combate e erradicação da doença na região.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS