Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Saúde Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007, 10:24 - A | A

Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007, 10h:24 - A | A

Dourados ganha dois novos hospitais públicos

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Dourados firma um marco importante para a saúde pública manha, aniversário do município. O município é um dos únicos do Brasil que passará a gerenciar três hospitais públicos, fortalecendo sobremaneira a rede pública de Saúde e o próprio Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como princípio garantir atendimento a todos os cidadãos brasileiros. A solenidade de entrega dos hospitais será dia 20, às 9h, no HUT.

As duas novas estruturas, Hospital da Mulher e Hospital de Urgência e Trauma, além de prestarem atendimento qualificado, serão voltados para atividades específicas, como o atendimento às mulheres, e para os casos de urgências, estes principalmente ligados ao trauma ortopédico. Dourados também será a primeira de Mato Grosso do Sul a contar com hospital de urgência.
Os dois novos espaços surgiram com o descredenciamento do Hospital Evangélico do SUS, que passou a atender somente as intervenções de alta complexidade, como neurocirurgias e cirurgias ortopédicas, a oncologia e terapia renal substitutiva. Dessa forma, a antiga estrutura do Hospital da Mulher se transformou no HUT, com disponibilização de 56 leitos de internação hospitalar, ambulatório, ala de estabilização, centro cirúrgico com três salas, UTI e ala para tratamento da dengue com 20 leitos.

Essa nova estrutura já tem recursos garantidos do Governo Federal de R$ 4 milhões para investimentos, já que atende uma região composta por 35 municípios. Só nestes 41 dias de funcionamento, mais de 13 mil pessoas passaram pelo local para atendimento, incluindo pediatria, clínica geral, ortopedia, procedimentos adulto e infantil de inalações, suturas, curativos, medicação e soroterapia, internações, exames de raios-X, transferências e cirurgias.

Integrando a reorganização da rede pública de Saúde de Dourados, o HUT também vai abrigar os serviços de Urgência Ondontológica, ou seja, uma ala de Pronto Socorro para aquele paciente que chega com dor, dando alívio imediato ao seu problema. O Pronto Socorro (PS) Odontológico no HUT vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, nos finais de semana (sábado e domingo), durante as 24 horas do dia, com os serviços de um dentista e um auxiliar que ficarão de plantão na unidade.

Arrendado por cinco anos, o antigo Hospital Santa Rosa se transformou em Hospital da Mulher, para atendimento às mulheres, principalmente às gestantes de Dourados e região. O hospital, que conta com uma equipe qualificada, possui estrutura também não só para atender as mães no pré-parto e pós-parto, mas mulheres que precisam de intervenção cirúrgica em ginecologia e obstetrícia e bebês prematuros que se utilizam das alas de Unidade Intermediária Neonatal e da UTI Neonatal, que hoje tem 11 leitos disponíveis, com coordenação de uma profissional médica especialista. Só nesses 44 dias de funcionamento na nova estrutura, as equipes já realizaram mais de 250 partos, 146 intervenções cirúrgicas e 53 ocupações nas UI e UTI Neonatal.  (Com informações do Dourados News)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS