Campo Grande 00:00:00 Sábado, 23 de Novembro de 2024



Casa e Decoração Domingo, 04 de Agosto de 2024, 14:46 - A | A

Domingo, 04 de Agosto de 2024, 14h:46 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Como retomar o prazer em cozinhar e comer a própria comida

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Uso de ingredientes frescos, teste de refogados diferentes e foco nas camadas de sabor fazem a diferença no diário alimentar

Giselleflissak / iStock

ColunaCasaEDecoração

..

Cuidar da alimentação pode ser um desafio, principalmente atualmente, em que o tempo muitas vezes parece escasso. Ter prazer em comer a comida caseira e, mais do que isso, ter prazer em cozinhar a própria comida pode ser ótimo para o bem-estar, ainda que possa ser difícil na rotina.
Qual a chave para transformar o simples em extraordinário? A maioria dos chefs e entusiastas da culinária recomenda prestar mais atenção aos detalhes de todo o processo de preparação de uma refeição. Confira, a seguir, algumas dicas de como retomar o prazer em cozinhar e em comer!

Dê prioridade a ingredientes frescos

Simplesmente não há nada que substitua um alimento fresco e de qualidade. E dá para comprar alimentos frescos sem deixar a praticidade de lado: escolha sempre frutas e vegetais mais maduros e carnes frescas de hortifrutis e açougues de sua confiança.
Sobre os temperos, também dá para comprar temperos a granel em mercados municipais, ou você também pode ter uma mini-horta dentro da sua casa. Isso, inclusive, pode ajudar imensamente na sua relação com a comida.

Adicione camadas de sabor à comida

Essa é uma dica importantíssima: não adianta muita coisa ter os melhores ingredientes se você não souber temperar a sua própria comida. E é por isso que é muito importante ter temperos de qualidade para adicionar camadas de sabor ao prato.
Por exemplo, você pode sempre substituir a água por caldos na hora de cozinhar receitas que usam água. Um caldo de frango ou legumes já adiciona um sabor a mais para o seu prato.

Legumes bem refogados fazem a diferença

No Brasil, é muito comum usar alho e cebola para refogar, porém existem vários outros tipos de refogados na culinária. O mirepoix, refogado da culinária francesa, é feito com cenoura, aipo e cebola – o que pode adicionar sabores bem diferenciados na hora de comer.

Intensifique o sabor e o bem-estar

Alguns ingredientes como vinagre, vinho e limão ajudam a dar mais equilíbrio para os pratos, ainda mais nas receitas que são muito gordurosas, como caldos ou risotos que contenham carnes mais gordurosas na sua composição.

Você também pode escolher alimentos ricos em glutamato para adicionar um quê a mais nas suas refeições, como tomates, cogumelos e milhos. Esses alimentos trazem o gosto umami e deixam suas refeições mais saborosas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS