Muitos objetos e itens de descarte podem se transformar em poderosas peças de decoração para o ambiente doméstico; saiba como reaproveitá-los
A sustentabilidade é uma necessidade que se aplica nos mais diversos aspectos de nossas vidas. Apesar de grande parte do tema ser atribuído ao mundo corporativo, a responsabilidade ambiental não é uma atribuição exclusiva das empresas. Todos nós somos responsáveis por cuidar do planeta em que vivemos, e isso pode ser feito de muitas formas.
No que diz respeito ao design de interiores, diversos profissionais da área já vêm estimulando um estilo de decoração que seja mais amigável ao meio ambiente. Para isso, torna-se necessário reutilizar objetos e materiais que, em suma, costumam ser direcionados para o descarte. Com um pouco de criatividade, todos eles podem acabar se transformando em elementos bonitos e modernos para sua casa.
A seguir, confira algumas dicas práticas de como é possível transformar materiais diversos em itens decorativos:
Paletes de madeira
A madeira é um dos materiais mais versáteis que existem, além de ser altamente sustentável. Grande parte dos objetos que exploram essa composição são provenientes de madeira de reflorestamento, o que já é um fator altamente favorável ao meio ambiente.
Quem dispõe de alguns paletes de madeira sobrando pode utilizá-los para construir uma belíssima parede verde. Com uma boa lixada e aplicação de verniz, basta empilhá-las e utilizá-las como vaso, colocando algumas plantas em seu interior. Além de embelezar o lugar, a casa também ganhará um toque adicional de natureza.
Os paletes também podem ser utilizados como banquinho, mesa de cabeceira ou até móvel para colocar a televisão. São muitas possibilidades!
Latas e garrafas
Para quem gosta de decorar o ambiente com objetos menores, as latas e garrafas que utilizamos no dia a dia podem originar belíssimos artigos de decoração, bastando combiná-las com alguns elementos adicionais. As garrafas de vidro, por exemplo, podem virar um vaso de flor minimalista, mas também é possível preenchê-las com luzes pisca-pisca para fazer um abajur.
Já as latas podem se transformar em compartimentos para guardar utensílios como talheres, canetas ou até mesmo temperos. Pintá-las com alguma cor bonita pode ser o suficiente para proporcionar um ar renovado em sua estética.
Caixotes
Seguindo uma lógica semelhante a dos paletes, os caixotes de madeira também podem ser utilizados para criar móveis únicos. Com um pouco de tinta, verniz e a ajuda de ferramentas, como a serra tico tico, é possível adaptá-los facilmente à necessidade e criar uma mobília autêntica – e o melhor: tudo de forma extremamente econômica.
A melhor alternativa é apostar em móveis de organização, utilizados para dispor objetos decorativos ou itens como livros, abajures, vasos de plantas, etc.