Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 28 de Maio de 2023, 14:42 - A | A

Domingo, 28 de Maio de 2023, 14h:42 - A | A

Coluna Educação e Carreira

A vida escolar das crianças tem influência dos pais; saiba como estar presente nela

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

O acompanhamento da aprendizagem na escola pelos pais é fundamental para o desenvolvimento das crianças

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Atualmente, com a rotina cada vez mais corrida, muitas vezes, passamos mais tempo trabalhando do que com a nossa família. Pais e mães de crianças em idade escolar também passam por isso e, muitas vezes, apegam-se a esse fato para não estarem tão presentes na vida escolar do filho.
O acompanhamento do aprendizado e da vida escolar dos filhos feito pelos pais é de extrema importância.


A educação e o desenvolvimento das crianças são influenciados por muitos fatores, com os principais sendo a família e a escola. Portanto, os trabalhos desses dois agentes devem ser pensados como complementares.


As trocas entre escola e família e o acompanhamento da educação feito pelos dois são indiscutíveis na hora de pensar na qualidade do aprendizado e do desenvolvimento das crianças.

A importância da família na vida escolar


Os pais são os primeiros educadores das crianças. Eles são os responsáveis pelo sustento e pela escolha da instituição de ensino da criança, se ela vai estudar em uma escola em Joinville ou em outras cidades, fazer um curso complementar e realizar outras tarefas em seu dia a dia.


Além disso, são eles o primeiro grupo que socializa com a criança e que a introduz na sociedade, apresentando-a a outras pessoas, levando-a a lugares, etc.


Portanto, a tarefa socializadora, que já acontece, incute na criança a ideia de que a postura dos pais frente a situações tem importância e é exemplo para ela. Se um pai não demonstra se importar com a convivência escolar do filho, por exemplo, este último pode ter atitudes semelhantes, também não se importando com sua vida escolar.


Certas crianças têm a necessidade de sentir que seus pais estão por perto em suas vidas escolares, como se isso fosse um aval ou reforço positivo para suas experiências nesse ambiente.


Ainda, nesse caso, a participação dos pais se faz ainda mais necessária. A ausência desses pais na vida escolar do filho pode, inclusive, produzir efeitos negativos.

Como estar presente na aprendizagem?


Antes de mais nada, é importante destacar que a escola tem um papel e a família, outro, e ambos se complementam.


A escola parte do ponto da educação familiar e desenvolve nas crianças a socialização e a aprendizagem técnica.


Os pais devem pensar no desenvolvimento pessoal das crianças e em sua socialização e complementar o trabalho feito na escola a partir do acompanhamento e suporte.


Neste último ponto, algumas atitudes de acompanhamento que pais podem fazer são:

●    Perguntar para a criança sobre seu dia na escola: escute-a, dê importância ao que ela fala e estabeleça um diálogo sobre isso. Ela se sentirá valorizada e conseguirá até receber conselhos para situações que podem ter sido difíceis para ela.
●    Ouça-a quando ela falar sobre o que aprendeu: demonstre que se interessa pelos novos aprendizados, pois trata-se de um incentivo de aprender cada vez mais.
●    Participe de reuniões, eventos e apresentações: pais devem estar presentes no espaço escolar, para conhecer de perto a vivência do filho e mostrar a ele que aquele local é importante.
●    Ajudar nas tarefas escolares: sentar com o filho e fazer juntos as tarefas e os trabalhos é positivo para o aprendizado.
●    Entre outras.


Vale destacar que a afetividade dos pais também é algo complementar ao aprendizado. Os momentos de diálogo e a convivência entre pais e filhos abre espaço para conversas sobre o aprendizado e também para as crianças se sentirem valorizadas.


As trocas afetivas são um reforço positivo para incentivar as boas ações das crianças, que incluem seu bom desempenho e seu esforço na escola.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS