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Avaliações e comentários positivos são essenciais para alavancar as vendas no e-commerce

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Clientes procuram por feedback para sentir confiança na compra online

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Hoje em dia, quem compra quer recomendação. Mesmo que não seja de uma pessoa próxima, o que vale é saber o que os outros acham de um determinado produto ou serviço. Assim, as avaliações dos clientes são um parâmetro bastante considerado na hora da compra. As pessoas precisam sentir confiança na empresa e no produto para prosseguir com a compra.


Como o cliente não tem a possibilidade de tocar e experimentar o produto nas lojas físicas, eles dependem da opinião de quem teve essa oportunidade. Apesar de não poder ver e sentir o produto com seus próprios olhos, a compra online tem diversas vantagens, como adquirir um item sem sair de casa.


E é claro que os comentários positivos levam a mais vendas. Para tanto, é preciso que a empresa incentive seus clientes a deixarem suas impressões de maneira pública. Para que os comentários ajudem e não atrapalhem as vendas, é necessário estudar para ver como esse feedback será disposto.


A área de avaliação dos clientes pode incluir estrelas ou pontos, comentários e até espaço para que eles subam fotos. Quando um cliente se sente inseguro na compra, ele vai procurar mais informações de quem já adquiriu aquele produto ou serviço. A experiência de outros clientes influencia muito nas atitudes de novos consumidores.


Não importa somente o produto que foi recebido, mas também prazos quanto ao frete, por exemplo, entre outras experiências da compra. Mesmo que o produto seja ótimo, uma entrega com atraso pode colocar tudo a perder. Assim, é preciso fazer boas parcerias para que a avaliação em todos os aspectos da compra seja positiva.


O aumento das vendas chega junto do investimento em melhorias no processo, tanto na parte logística, com o uso de uma plataforma elevatória para alcançar peças no alto, quanto na infraestrutura dos sites. Uma empresa de e-commerce precisa otimizar todos os processos de venda.


Muitos clientes acabam recebendo a compra e não avaliando o produto. Para aumentar o número de avaliações, é possível oferecer recompensas para o feedback do cliente como descontos ou vouchers para serem usados em compras futuras. Essa troca pode agradar o cliente, que acaba ficando feliz por receber um mimo.


Os clientes realmente se baseiam bastante nas avaliações na hora da compra, e podem escolher produtos similares até mais caros se forem mais bem avaliados do que seus concorrentes. As empresas precisam entender esse sistema para alavancar as suas vendas.

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