O Governo de Mato Grosso do Sul enviou uma equipe do Corpo de Bombeiros com nove militares e duas viaturas de salvamento para ajudar nos trabalhos de resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Eles vão percorrer 1.400 km por terra até Monte Negro (RS), cidade que está 80% alagada.
Foram enviadas quatro embarcações, dispondo de barcos, caiaques e equipamentos de salvamento. O grupo tem oito especialistas em salvamento aquático e mergulho e um médico. A expectativa é que a equipe fique até 10 dias na base de Monte Negro, estando à disposição das autoridades locais.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis, explicou como será realizado o trabalho de salvamento. “Vamos ajudar no salvamento de muitas pessoas que estão ilhadas na cidade, fazendo um trabalho de formiguinha, passando de embarcação olhando casa por casa, retirando as pessoas”.
Além das duas viaturas por terra, haverá um helicóptero da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que deve seguir ao Rio Grande do Sul no período da tarde, totalizando 15 militares do Estado à disposição para ajudar no serviço de salvamento. “Ontem assim que recebi a ordem do governador (Eduardo Riedel) para ajudar no que for necessário, começamos a organizar a nossa ida ao Rio Grande do Sul. Prontamente em menos de 24 horas já estamos com a primeira equipe na estrada para um trabalho árduo, em condições precárias, que vão contribuir no que for preciso. Só tinham nove vagas disponíveis e foram preenchidas em menos de uma hora”, afirmou o comandante Frederico.