Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Educação e Carreira Sábado, 24 de Dezembro de 2022, 12:35 - A | A

Sábado, 24 de Dezembro de 2022, 12h:35 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Dia a dia de trabalho: o que faz um engenheiro mecânico?

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Um engenheiro mecânico é responsável pelo desenvolvimento de máquinas, dispositivos, equipamentos em diversos segmentos e indústrias.

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

O mundo das profissões é vasto e repleto de diferentes possibilidades. Ultimamente, há uma grande demanda por uma área específica da engenharia: a mecânica. Mas afinal de contas, o que fazem esses profissionais? Onde podem atuar? Quais as exigências para um profissional da área? Qual a média de salário?

Um engenheiro mecânico é responsável pelo desenvolvimento de máquinas, dispositivos, equipamentos em diversos segmentos e indústrias. Ganha, em média, um salário superior a R$ 7.000,00 com base nos valores informados pelos candidatos do VAGAS.com. Com o avanço da tecnologia, a área da engenharia mecânica tem crescido bastante, principalmente, porque os profissionais da área podem assumir várias funções, como:

 

● trabalhar na parte das máquinas e dos equipamentos industriais;
● entrar no mundo da pesquisa e desenvolvimento;
● fazer pesquisas acadêmicas;
● se aventurar no universo das vendas que exijam técnica específica; e
● ser responsável pelo controle de qualidade.

 

Entre outras funções específicas que podem ser adaptadas, como o de desenvolvimento de projetos, área que chama bastante a atenção dos formados na área, já que o profissional se torna parte importante, de maneira ativa, na criação da empresa ou instituição. Nessa função, é importante que o engenheiro tenha conhecimentos sobre os processos de fabricação, além de facilidade para entender os desenhos técnicos e domínio sobre alguns softwares da área da engenharia, como o AutoCad.

Os engenheiros mecânicos comunicativos, com facilidade de se relacionar com as pessoas e que preferem atuar de maneira menos teórica e mais prática, tem o gerenciamento de equipes e processos como uma outra área possível. É fundamental a atuação de profissionais nesse nicho, para que haja harmonia no ambiente de trabalho, mas, principalmente, porque é importante a presença de alguém com conhecimento específico no setor capaz de coordenar e liderar bem a equipe, fazendo os ajustes necessários nos equipamentos e nos trabalhadores a fim de garantir um resultado de qualidade.

Para todos aqueles que se interessam e desejam seguir qualquer um dos possíveis caminhos na engenharia mecânica, existem alguns passos importantes a serem considerados:

1. É obrigatório ter o diploma reconhecido pelo MEC de bacharel para tornar-se engenheiro mecânico, assim, é fundamental escolher bem a instituição de ensino superior e fazer um curso com qualidade, se dedicando desde o começo.

2. É relevante para o aluno buscar um estágio para ganhar experiência na área e ampliar as chances de iniciar a carreira assim que formado.

3. Quando for conhecendo o curso e vivenciando os estágios, o aluno deve optar pela área de atuação que mais lhe chama atenção para que vá se especializando e adquirindo os recursos específicos necessários para garantir a vaga desejada.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS