Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 31 de Março de 2025


Marco Eusébio Sexta-feira, 28 de Março de 2025, 12:52 - A | A

Sexta-feira, 28 de Março de 2025, 12h:52 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Assembleia vai cobrar antecipação da duplicação da BR-163 trecho Campo Grande/Dourados

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

A Assembleia Legislativa (Alems) vai cobrar da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) que, na repactuação do contrato com a MSVia, seja antecipado o cronograma de investimento na BR-163 para para duplicação nos próximos quatro anos do trecho Campo Grande - Dourados, passando por Nova Alvorada do Sul. A afirmação foi feita pelo presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), ao participar com o governador Eduardo Riedel (PSDB) da Expocanas/2025, maior evento de bioenergia do estado aberto na terça-feira que termina hoje em Nova Alvorada do Sul. Claro lembrou que a concessionária que assumiu há 11 anos os 845 km da BR-163 que é o maior corredor logístico em MS, duplicou apenas 174 km do trecho que corta o estado.

"Os deputados têm feito audiências públicas, estiveram no Tribunal de Contas da União e na ANTT, a Assembleia cobrou judicialmente o cronograma de investimentos da concessionária. O governador Eduardo Riedel e a bancada federal também estão empenhados para que neste trecho, que registra um grande fluxo de caminhões e carros de passeio, a duplicação saia do papel e onde seja preciso, haja abertura de terceira pista”, disse o deputado, afirmando que a sociedade sul-mato-grossense não tolera mais pagar pedágio sem contrapartida com obras que garantam fluidez e segurança no tráfego.

O presidente da Alems também comemorou os novos investimentos da Atvos no estado. A empresa vai implantar uma usina de biometano e uma de etanol do milho em Nova Alvorada do Sul onde já tem a Usina Santa Luzia, às margens da BR-267. O município receberá investimento de R$ 1,350 bilhão. Segundo o ceo da empresa, Bruno Serapião, a unidade, que deve entrar em operação até 2026, terá capacidade instalada de 28 milhões de metros cúbicos de biometano por safra. “A nossa previsão é que no final de 2025, meio de 2026, a gente tenha a planta já emitindo biogás”, disse Serapião. Está programada também uma segunda usina de etanol de milho em Costa Rica, onde a empresa já tem uma usina de álcool.

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS