Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Marco Eusébio Sábado, 28 de Abril de 2018, 11:32 - A | A

Sábado, 28 de Abril de 2018, 11h:32 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Foro privilegiado começou na época do império e hoje atende 58,6 mil no Brasil

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Imagens Reprodução

ColunaMarcoEusébio

Primeira Constituição feita em 1824 feita a pedido de Dom Pedro I garantia privilégio apenas para o imperador, que era 'inviolável'

A legislação brasileira garante a prerrogativa de foro especial a pelo menos 58.660 pessoas, aponta levantamento divulgado pela Folha de S.Paulo. A restrição do do foro por prerrogativa de função, voltará à pauta do Supremo na semana que vem, após o feriado, e já tem oito votos, maioria dos onze, a favor. Um outro levantamento, feito pelo site jurídico Migalhas, mostra que desde a época do império, os textos constitucionais do Brasil já protegiam seus mandantes. Porém, nem todos como a amplitude da Constituição de 1988 que segue em vigor. "Tudo começou com a primeira Constituição brasileira, promulgada em 1824. A Carta, em seu artigo 99 estabelecia um privilégio absoluto para o Imperador, cuja pessoa era 'inviolável e sagrada', não estando sujeito a responsabilidade alguma" diz o texto. Leia aqui a íntegra.

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS